
O secretário de Comunicação do Governo de Alagoas, Wendel Palhares, defendeu o uso da empatia como elemento central na gestão de crises na comunicação pública. A declaração foi feita nesta quinta-feira (3), durante o 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom), realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
“A verdade pode doer, mas é sempre a melhor forma de cuidar da dor alheia”, afirmou Palhares, ao abordar os desafios enfrentados pelas 27 secretarias estaduais de Comunicação do país. Segundo ele, a troca de experiências entre os estados fortalece a capacidade de resposta frente a situações complexas.
Leia também
Durante o evento, a Secretaria de Comunicação de Alagoas apresentou o trabalho desenvolvido na gestão de uma crise em 2023, quando a paciente Maria José de Araújo Almeida teve a perna amputada após um erro durante procedimento no Hospital Geral do Estado (HGE). O caso ganhou repercussão após o descumprimento de um protocolo cirúrgico previsto para tratar uma fratura no tornozelo.
Diante do ocorrido, a Secom/AL priorizou uma comunicação direta com os familiares da paciente e com a imprensa, pautada na empatia, na transparência e na responsabilização institucional. O governo estadual também garantiu assistência integral à paciente, incluindo reabilitação e adaptação da residência.
“Mostramos como o Governo pode fazer uma gestão de crise baseada na empatia, ouvindo e sendo transparente. A comunicação é uma ferramenta para entender a dor do outro e comunicar bem”, reforçou Palhares, que atuava à época como secretário-executivo de Gestão Interna da pasta.
O então secretário de Comunicação, Joaldo Reide Barros Cavalcante, também comentou o caso. “Tivemos respeito ao ser humano, porque é uma perda irreparável. Foi feito todo um trabalho em rede, sob coordenação da Comunicação, com orientações e ações imediatas”, afirmou.
Sobre o evento
Criado em 2023, o Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação (CNSecom) é um órgão permanente voltado à articulação e coordenação das pastas de Comunicação dos estados e do Distrito Federal. O Fórum Nacional, instância máxima do CNSecom, reúne dirigentes de todo o país e possui poderes deliberativos e normativos, com foco na defesa da democracia, da liberdade de imprensa e da livre expressão.