
O jovem nadador Felipe Knowles, de 15 anos, será o único representante de Alagoas no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno, que acontece entre os dias 27 e 31 de maio, em Uberlândia/MG. Ele garantiu vaga na competição ao conquistar seis índices classificatórios em provas como 400m e 1.500m livre, 100m e 200m costas, além de 100m e 200m borboleta.

A trajetória de Felipe com a água começou de maneira marcante e inesperada. Aos 1 ano e 7 meses, ele sofreu um afogamento na piscina da casa da avó, em Riacho Doce, e precisou ser internado por três dias, dois deles na UTI.
Leia também

“Graças a Deus e aos primeiros socorros rápidos, ele não teve sequelas”, relembra a mãe, Roberta Knowles. O que poderia ter se tornado um trauma profundo acabou se transformando no ponto de partida para uma grande paixão: a natação.

Desde pequeno, Felipe começou a se familiarizar com os movimentos na água em casa. O talento logo chamou atenção nas aulas de natação na escola, onde se destacou rapidamente e passou a competir.
Um marco decisivo em sua jornada esportiva ocorreu em 2022, quando foi selecionado para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), no Rio de Janeiro. A experiência foi transformadora: despertou nele o espírito competitivo e o desejo de se dedicar cada vez mais ao esporte.

Atualmente, Felipe é um dos principais nomes da nova geração da natação alagoana. Ele detém os recordes estaduais nas provas de 800m e 1.500m livre em piscina longa, além de ser o recordista absoluto dos 1.500m livre em piscina curta. Também carrega recordes nas provas de 400m, 800m e 1.500m livre e 200m borboleta em piscina longa, além de 1.500m livre, 100m e 200m borboleta em piscina curta.
Fora das piscinas, o nadador também se destaca nas águas abertas. Já nadou 5 km na Praia da Pajuçara e 4 km no Rio São Francisco.

“Felipe é um atleta disciplinado, determinado e muito comprometido. Ele treina com foco e está sempre disposto a evoluir. O que ele vem fazendo na natação alagoana é histórico”, afirmou o treinador Diego Calado, da Associação Atlética Diego Calado, onde o jovem treina atualmente.
Felipe já participou de diversas competições nacionais e regionais, incluindo os JEBs 2023 em Brasília, a Copa Brasil de Águas Abertas e o Campeonato Brasileiro Juvenil de Verão, realizado no ano passado em Uberlândia.

Para a mãe, ver o filho superar o passado com tamanha determinação é motivo de grande orgulho: “Diante do susto que passamos, o que poderia ser um trauma na vida dele virou uma paixão, e para nós, pais, vermos essa trajetória é lindo demais!”, concluiu.