Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Dia Mundial Sem Carro: moradores de Maceió adotam bicicleta na rotina

Ciclistas relatam praticidade, economia e menos estresse ao trocar o automóvel

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado nesta terça-feira (22), chama atenção para o uso excessivo de veículos e incentiva a busca por alternativas mais sustentáveis de mobilidade. Em Maceió, moradores que adotaram a bicicleta como principal meio de transporte mostram que é possível mudar a rotina e deixar o automóvel de lado.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Há dez anos, Moacir decidiu vender o carro e passar a utilizar a bicicleta nos deslocamentos diários. A mudança começou depois que ele percebeu o desgaste provocado pelo trânsito durante o trajeto até o trabalho.

Leia também

“Eu percebia que aquele deslocamento era cansativo, era angustiante por conta do trânsito. Aí eu pensei: será que eu não consigo me deslocar de bicicleta também para o trabalho?”, contou.

A partir da experiência, a bicicleta foi incorporada definitivamente à rotina. Além de evitar os congestionamentos, Moacir passou a enxergar outros benefícios no novo hábito, como a possibilidade de praticar atividade física durante o deslocamento.

Shorts Youtube
Play
Reencontro no Sub-20 - 22/09/2026

Reencontro no Sub-20 - 22/09/2026

Play
Homem acusado de atropelar e matar adolescente vai a julgamento

Homem acusado de atropelar e matar adolescente vai a julgamento

Play
Homem morre após acidente de moto em Craíbas

Homem morre após acidente de moto em Craíbas

Play
Prefeito de Piaçabuçu se pronuncia pela primeira vez após ser afastado do mandato

Prefeito de Piaçabuçu se pronuncia pela primeira vez após ser afastado do mandato

Play
Família Pereira negocia com Lira e mantém voto em Renan Filho para o governo

Família Pereira negocia com Lira e mantém voto em Renan Filho para o governo

“Você em cima da bicicleta está fazendo uma atividade física, está ali pensando em coisas boas”, relatou.

No início, a escolha pela bicicleta também trouxe desafios. Entre as dificuldades estavam a falta de ciclovias em determinados trajetos e a necessidade de compartilhar as vias com carros, motos e ônibus.

A rotina no trabalho também precisou ser adaptada. "Era necessário encontrar um local adequado para tomar banho, trocar de roupa e estacionar a bicicleta", disse. Com o tempo, porém, Moacir encontrou maneiras de superar os obstáculos e manter o novo meio de transporte.

A experiência dele se repete na rotina de Juliana, que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte desde 2013. A decisão também surgiu a partir da percepção de que a bicicleta poderia ser uma alternativa mais rápida, prática e econômica.

“Começou justamente quando eu percebi que era mais rápido, mais prático e mais barato do que pegar um ônibus ou pegar um carro para poder ir para os meus destinos”, afirmou.

Com o passar dos anos, ela aprendeu os melhores caminhos para circular pela cidade e incorporou definitivamente a bicicleta à rotina.

“Até hoje, é o meu meio de transporte principal. Não tenho carro e não pretendo ter”, disse Juliana Agra, que também atua como cicloativista.

Para quem utiliza a bicicleta diariamente, a estrutura disponível na cidade é um dos fatores que podem estimular mais pessoas a adotarem esse meio de transporte.

Juliana destaca a importância das ciclovias para aumentar a segurança dos ciclistas e incentivar quem ainda tem receio de deixar o carro ou o transporte coletivo.

“Ciclovias são extremamente importantes justamente para dar segurança para quem está querendo se deslocar”, afirmou.

Segundo ela, além da ampliação das ciclovias, é importante que os trechos sejam conectados entre si. A integração das estruturas pode facilitar os deslocamentos e ampliar as possibilidades de uso da bicicleta em diferentes regiões.

Outro fator apontado por Juliana é a própria dimensão de Maceió. Segundo ela, muitos deslocamentos podem ser feitos em trajetos de cinco a dez quilômetros, distância que pode ser percorrida de bicicleta em aproximadamente meia hora, dependendo do percurso e das condições de deslocamento.

Para os ciclistas, a experiência mostra que a bicicleta pode ser uma alternativa viável para parte dos deslocamentos cotidianos, especialmente quando há infraestrutura adequada e segurança para quem pedala.

Mais do que uma mudança individual de hábito, o Dia Mundial Sem Carro coloca em discussão a forma como as cidades são ocupadas e como as pessoas podem se deslocar por elas. Em Maceió, histórias como as de Moacir e Juliana mostram que deixar o carro de lado pode fazer parte da rotina de quem busca outras formas de mobilidade.


				Dia Mundial Sem Carro: moradores de Maceió adotam bicicleta na rotina
— Foto: Reprodução

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas