Por que Wilton Pereira Sampaio é um dos favoritos para apitar final da Copa
Árbitro brasileiro disputa uma vaga para comandar a decisão da Copa do Mundo

O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio se tornou um dos favoritos para apitar a final da Copa do Mundo, marcada para o próximo domingo (19).
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O brasileiro está entre os 13 árbitros que permaneceram nos Estados Unidos. Entre eles também estão Iván Barton e Ismail Elfath, escalados para as semifinais e, por isso, muito provavelmente fora da disputa pela decisão.
Leia também
Outro fator que favorece o brasileiro é a exclusão dos árbitros dos países classificados às semifinais. A Fifa retira esses profissionais da disputa pelas escalas para evitar qualquer conflito de interesses nas semifinais, na decisão do terceiro lugar e na final.
Veja os árbitros que permaneceram nos EUA


JHC volta a Arapiraca nesta segunda para agenda de pré-campanha

Quais partidos estão com Renan Filho e com JHC nesta pré-campanha

Paulão agradece apoio e promete lutar para reverter decisão sobre mandato do TSE

Cidade de Junqueiro inaugurou academia de letras, ciências e artes
Austrália - Alireza Faghani
Brasil - Wilton Pereira Sampaio
El Salvador - Iván Barton (vai apitar semifinal)
Eslováquia - Slavko Vincic
Estados Unidos - Ismail Elfath (vai apitar semifinal)
Jordânia - Adham Makhadma
Itália - Maurizio Mariani
Marrocos - Jalal Jayed
Noruega - Espen Eskas
Polônia - Szymon Marciniak
Portugal - João Pinheiro
Suécia - Glenn Nyberg
Venezuela - Jesús Valenzuela
O principal fator que pode pesar contra Wilton é uma eventual classificação da Argentina para a final. Por conta da rivalidade entre brasileiros e argentinos, a Fifa pode optar por designá-lo para a disputa do terceiro lugar.
Wilton apitou a partida de abertura da Copa do Mundo, entre México e África do Sul, marcada pela expulsão de três jogadores. Depois, comandou Noruega x Senegal, pela fase de grupos, e Holanda x Marrocos, pela fase de 16-avos de final.
Caso seja escolhido, Wilton se tornará o terceiro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo. Arnaldo Cezar Coelho comandou a decisão entre Itália e Alemanha, na Espanha, em 1982, enquanto Romualdo Arppi Filho foi o árbitro da final entre Argentina e Alemanha, no México, em 1986.
A Fifa deve anunciar o árbitro da final na sexta-feira (17), dois dias antes da decisão.
