Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Dor na mandíbula, ronco e alterações na face: saiba quando procurar um cirurgião bucomaxilofacial

Especialidade atua no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam boca, maxilares e face e conta com atendimento na Santa Casa Farol


				Dor na mandíbula, ronco e alterações na face: saiba quando procurar um cirurgião bucomaxilofacial

Estalos ao abrir a boca, dor na mandíbula, dificuldade para mastigar, ronco frequente ou mudanças no formato da face podem parecer sintomas isolados, mas nem sempre devem ser ignorados. Em muitos casos, esses sinais indicam alterações que precisam de avaliação especializada.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é a área responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças, lesões e alterações que envolvem boca, dentes, maxilares e estruturas da face.

Leia também

Segundo Pedro Thales, cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial da Santa Casa Farol, o atendimento especializado reúne desde casos considerados comuns até situações mais complexas.

“Recebemos pacientes com dores na mandíbula, dificuldade para mastigar e dentes inclusos, mas também atendemos casos de fraturas faciais, alterações ósseas, apneia do sono, cistos e tumores. Quanto mais cedo acontece o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação e melhor qualidade de vida”, explica.

Shorts Youtube
Play
CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026

CSA intensifica preparação para duelo decisivo na Série D - 02/07/2026

Play
Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Pré-candidato ao governo de AL, Renan Filho defende alianças: 'não se faz política só'

Play
Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Servidores cobram da PF apuração sobre perdas de recurso do Iprev Maceió

Play
Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Governo inaugura ponte na zona rural de São José da Tapera

Play
Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Renan Filho volta a defender projeto coletivo e união de forças para futura chapa

Entre os procedimentos mais procurados está a cirurgia ortognática, indicada para corrigir alterações na posição dos ossos da face, principalmente da maxila e da mandíbula. O procedimento costuma ser indicado para pacientes com mandíbula muito projetada ou retraída, assimetrias faciais e sorriso gengival. Apesar de ser frequentemente associado à estética, os benefícios vão além da aparência.

“A cirurgia ortognática melhora funções importantes do organismo. Muitos pacientes apresentam ganho na mastigação, na fala, na respiração e até na qualidade do sono, além da melhora na autoestima”, afirma Pedro Nogueira.

Outro motivo frequente de procura pelo especialista é a Disfunção Temporomandibular (DTM), condição que pode provocar dor na mandíbula, estalos, sensação de travamento e dores de cabeça recorrentes.

“Nem sempre o paciente associa esses sintomas à articulação da mandíbula. Quando começam a interferir na rotina ou persistem por vários dias, o ideal é buscar avaliação”, orienta.

O especialista também chama atenção para o ronco frequente, que pode ser um dos principais sinais da apneia obstrutiva do sono.

“O ronco não deve ser encarado automaticamente como algo normal. Quando vem acompanhado de cansaço durante o dia, dificuldade de concentração ou sono não reparador, precisa ser investigado. Em alguns casos, alterações ósseas da face podem contribuir para esse quadro”, destaca.

Além das alterações funcionais, a especialidade também é referência no atendimento de traumas faciais provocados por acidentes, quedas, esportes e agressões. As fraturas mais comuns envolvem nariz, mandíbula, maçã do rosto e região ao redor dos olhos.

“Após um trauma facial, a recomendação é procurar atendimento especializado o mais rápido possível. Casos com sangramento intenso, alteração da visão, dificuldade para respirar ou perda de consciência exigem atendimento imediato”, reforça.

Cistos e tumores dos maxilares também entram entre as condições acompanhadas pela especialidade e podem evoluir de forma silenciosa. “Muitas vezes essas alterações crescem sem dor. Por isso, aumento de volume na face, mobilidade dentária sem explicação, dormência ou alterações em exames de rotina devem ser investigados”, alerta.

A retirada dos dentes do siso também pode exigir estrutura hospitalar em situações específicas, como cirurgias mais complexas, múltiplas extrações ou indicação de anestesia geral.

Na Santa Casa Farol, o atendimento em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial conta com estrutura hospitalar, equipe multidisciplinar e suporte para procedimentos de diferentes níveis de complexidade. “O ambiente hospitalar oferece mais segurança e permite acompanhar o paciente desde a consulta até a recuperação”, conclui.

O atendimento com Pedro Thales acontece todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, para pacientes de convênios e particulares. O agendamento é realizado pela Central da Santa Casa.

SANTA CASA 175 ANOS

Em setembro, a Santa Casa de Maceió celebra 175 anos de fundação. Consolidada como um complexo hospitalar, a instituição reúne unidades como a Santa Casa Farol e a Santa Casa Nossa Senhora da Guia, oferecendo ambulatórios, prontos atendimentos 24 horas, centro de diagnósticos, terapia intensiva, assistência em cardiologia clínica e acompanhamento pós-operatório de cirurgias cardíacas.

Aliando tradição e inovação, o hospital também se destaca pela utilização do primeiro robô cirúrgico de Alagoas. Dentro do site, essa informação pode ser retirada.

Pedro Thales

Cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial da Santa Casa Farol

*Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião da Organização Arnon de Mello.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas