
Em Wimbledon, João Fonseca voltou a mostrar parecer ser fácil vencer estreia de Grand Slams sem perder sets. Como no Aberto da Austrália, em janeiro, e em Roland Garros, em maio, o brasileiro, aos 18 anos e 54 do mundo, venceu a rodada inaugural por 3 a 0. Dessa vez, contra o anfitrião Jacob Fearnley (51, de 23 anos), por 6/4, 6/1 e 7/6 (5), em 2h01m, nesta segunda-feira.
O carioca é o segundo mais jovem sul-americano a vencer uma partida no Grand Slam britânico e, também, o mais jovem do país desde 1964 a vencer uma partida em Wimbledon. Naquela temporada, aos 19 anos e 40 dias, o gaúcho Thomaz Koch também estreou com triunfo em Londres.
Leia também
Com o feito desta segunda, João Fonseca também se tornou o mais jovem desde o bicampeão espanhol Carlos Alcaraz, em 2021, a triunfar no torneio.
- Significa demais para mim (vencer a primeira partida em Wimbledon). Estou muito feliz com essa oportunidade, parece um sonho jogar aqui. Peço desculpas por ter derrotado um jogador britânico. Obrigado pelo respeito ao esporte - disse o brasileiro, que havia vencido o mesmo rival duas vezes neste ano: na estreia do Masters 1000 de Indian Wells, em março, e na semifinal do Challenger de Camberra, em janeiro, ambos na quadra rápida.
Na segunda rodada, na quarta-feira, o brasileiro enfrenta o americano Jenson Brooksby (101), vice-campeão do ATP 250 de Eastbourne, no sábado, ou o holandês Tallon Griekspoor (29), campeão do ATP 250 de Mallorca, no mesmo dia.
Como foi a estreia
O número 1 do Brasil começou o jogo confirmando o serviço. Dois games depois, fez 2/1. No game seguinte, o brasileiro teve os quatro primeiros breaks da partida, todos salvos pelo britânico. Na sequência, João Fonseca sacou para fazer 3/2. Sem quebras, o carioca fez 4/3. Sacando em 4/4 e 0/40, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira salvou os três breaks do adversário. Na sequência, o número 1 do Brasil pressionou o saque do rival e conquistou a quebra, fechando em 6/4 o set. O brasileiro fez mais winners (12 a 7) que o inglês nessa parcial e cometeu menos erros não-forçados (11 a 12).
João Fonseca conquistou nova quebra no segundo game do set seguinte. E, em seguida, sacou para abrir 3/0 e 4/1. O anfitrião, sacando em 1/4, salvou dois breaks, mas voltou a ser quebrado. Na sequência, o brasileiro sacou para fechar mais uma série. Em winners, goleada do carioca: 9 a 1, nessa parcial.
Fearnley começou o terceiro set confirmando o serviço. Sem quebras, João Fonseca fez 5/5. Sacando em seguida, o anfitrião salvou o primeiro break do set e fez 6/5. Em seguida, sacando em 5/6, João Fonseca salvou o primeiro set point e levou a parcial para o tiebreak. O britânico abriu 3/1 e 4/2. Sacando em 5/2, o 51º do mundo fez uma dupla-falta. E, no ponto seguinte, outro erro do anfitrião: 5/4. Sacando em 4/5, o brasileiro fez dois aces e virou para 6/4. Com um erro do rival, João Fonseca fechou a partida.
Rune perde para Jarry
Caso vença mais uma partida, João Fonseca pode enfrentar o chileno Nicolas Jarry (143º), que surpreendeu, nesta segunda, o dinamarquês Holger Rune.
Semana passada, o número 1 do Brasil venceu sua primeira partida em três jogos na carreira na grama, derrotando o belga Zizou Bergs. Depois, parou nas oitavas de final, diante do tetracampeão americano Taylor Fritz.
Sábado, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira treinou com o espanhol e bicampeão Carlos Alcaraz.
Como foram as outras estreias de João Fonseca em Slams
Em janeiro, na estreia do Aberto da Austrália, João Fonseca conquistou sua maior vitória na carreira até aqui, desbancando o russo Andrey Rublev (9º). Em Roland Garros, derrotou o holandês Hubert Hurkacz (28).