
No 20° aniversário da Igreja Batista Filadélfia, em São José da Laje, no dia 26 de abril, o pastor Alexandre Cândido trouxe à memória o recorte antigo de uma Igreja congênere que, por ser fiel e perseverar na obra do Senhor, foi elogiada por Jesus Cristo. Essa comunidade de fé existiu na Ásia Menor no início da era cristã.
“A história dessa Igreja encontra-se em Apocalipse 3.7-13, escrita por João em seu exílio na Ilha de Patmos. Cristo o mandou escrever cartas às sete Igrejas da Ásia Menor, contendo elogios, críticas e exortações. O elogio, porém, foi único para a Igreja de Filadélfia”, contou o pastor durante o culto de aniversário.
Leia também
No versículo 8 do texto, ainda de acordo com a reflexão durante o sermão, o pastor Alexandre ressaltou que Jesus justifica o elogio dizendo: “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; porque tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”.
No versículo 10, ele discorreu sobre uma promessa feita por Jesus à Igreja da Filadélfia que, na sua visão, continua válida para a atual geração: “Como guardaste a Palavra da minha paciência, também Eu te guardarei na hora da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra”.
Alexandre Cândido pastoreou a Filadélfia de Laje nos dias em que havia mais bancos vazios do que gente nos templos, por conta da pandemia da Covid. Na alegria de rever e falar aos membros da Igreja, anunciou que Jesus tem uma porta aberta para cada um deles. Apelou, contudo, para que seguissem adiante levando a obra de Deus.

Localização de Laje
A cidade de São josé da Laje fica localizada ao Sul de União dos Palmares, a uma distância aproximada de 98 Km de Maceió. No dia 11 de janeiro de 2003, 29 irmãos, guiados pelo poder do Espírito Santo e motivados por convicções doutrinárias, deram início a uma jornada de fé e compromisso com a Palavra.
Tendo o céu da noite daquele dia como cenário, e uma pequena árvore como lugar de reunião, iniciava-se ali a Igreja Batista Filadélfia. Os primeiros cultos foram nos lares. Pouco tempo depois, passaram a ocorrer na garagem de uma casa onde, em 12 de abril de 2005, foi oficialmente organizada a IB Filadélfia de Laje. A íntegra do culto: https://www.youtube.com/live/OBGDifbUsDk

Restaurando vidas
No domingo, 27, a celebração seguiu com mensagem do pastor Leonardo Machado. Foi um edificante sermão sobre Ezequiel 47:1-27; a visão que o profeta teve do rio que flui do templo; uma demonstração poderosa da vida que emana de Deus trazendo cura, restauração e fertilidade onde antes havia morte.
“Esse rio aponta para a ação transformadora do Espírito de Deus hoje em nós e através de nós”, disse o pastor. A íntegra do culto: https://www.youtube.com/live/EXpcVOqwQvE