
Mesmo que a Ferrari tenha ensaiado uma repetição de 2024, quando venceu o GP de Mônaco com Charles Leclerc, quem levou a melhor na classificação deste sábado em Monte Carlo foi a McLaren. Lando Norris conquistou mais uma pole para a equipe, superando na bandeirada a volta do monegasco da Ferrari com o giro de 1m09s954. Oscar Piastri completa o top 3, e Gabriel Bortoleto largará em 16º na prova deste domingo.
A largada do GP de Mônaco está prevista para as 10h deste domingo, 25, no horário de Brasília. O ge acompanha tudo em tempo real.
Leia também

Essa foi a primeira pole da McLaren em Mônaco desde 2007, quando o time conquistou uma dobradinha no grid de largada comandada por Fernando Alonso. Também será a primeira vez que Norris larga da posição de honra no Circuito de Monte Carlo - do qual agora é o novo recordista com a sua volta final na sessão.
A Ferrari confirmou o bom ritmo apresentado nas sessões livres, mas passou a ter a concorrência da líder do campeonato, McLaren, que não teve dificuldades em suplantar todas as voltas mais rápidas da rival italiana. Verstappen, que surgiu bem no TL3, apareceu menos; e a RBR ainda acabou desfalcada pela eliminação de um Yuki Tsunoda insatisfeito com a estratégia em 12º.
A primeira volta de Bortoleto foi a mais lenta no decorrer do Q1, mas ele conseguiu subir para 13º com um novo giro nos minutos finais. O brasileiro, porém, acabou entrando na zona de eliminação perto da bandeirada e sua última volta, de 15º, não foi suficiente para evitar que Hadjar o tirasse do top 15.
Resultado e grid de largada

Como a F1 selecionou a gama mais macia de pneus para a etapa, os médios de 2025 são equivalentes aos macios de 2024, razão pela qual equipes como a Ferrari, Williams e Aston Martin arriscaram com os compostos no Q2. As duas primeiras, retornaram aos macios no fim e a última, avançou ao Q3 com Fernando Alonso. Esteban Ocon e Alexander Albon também calçaram médios para o segmento final.
O treino ainda teve duas bandeiras vermelhas, sucedendo um fim de semana de muitos incidentes; uma foi acionada pela batida de Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes. A outra foi por uma quebra de George Russell, também da equipe alemã, que fica fora do top 10 inicial pela primeira vez em 2025.
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados
Leclerc abriu o Q1 como líder e manteve a posição mesmo provisoriamente superado por Piastri, mas Verstappen passou em sua frente após oito minutos da bandeira verde. Norris completou uma volta melhor que a do trio, em seguida.
Nos minutos finais, Leclerc fez mais uma vez a melhor volta. Piastri manteve-se em segundo mesmo reduzindo sua desvantagem em relação ao tempo do líder para apenas 0s079. No fim do segmento, Antonelli trouxe uma bandeira vermelha ao bater na chicane Nouvelle - embora tenha avançado ao Q2 em 15º. Hamilton ainda entrou na mira dos comissários por atrapalhar Verstappen na pista.
ELIMINADOS
16º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
17º OLIVER BEARMAN (HAAS)
18º PIERRE GASLY (ALPINE)
19º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
20º FRANCO COLAPINTO (ALPINE)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados
O segmento começou com Norris na ponta, tendo 0s1 de vantagem sobre Verstappen - Leclerc, em terceiro, calçava pneus médios ao invés dos tradicionais macios, assim como Albon, quarto; Hamilton, nono e Sainz, décimo. No entanto, uma falha elétrica fez Russell parar dentro do túnel a dez minutos da bandeirada; seu carro apagou após ele passar por um solavanco na saída da Sainte Devote.
Fiscais de pista empurraram o carro até a área de escape mais próxima e, depois de dez minutos, o Q2 recomeçou. As Ferraris trocaram os pneus médios pelos macios; com isso, Leclerc passou a liderar. Porém, Norris desbancou sua volta com apenas 0s011 de vantagem. Sainz, Tsunoda e Hulkenberg acabaram eliminados.
ELIMINADOS
11º CARLOS SAINZ (WILLIAMS)
12º YUKI TSUNODA (RBR)
13º NICO HULKENBERG (SAUBER)
14º GEORGE RUSSELL (MERCEDES)
15º ANDREA KIMI ANTONELLI (MERCEDES)
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole
Norris abriu o segmento final na ponta, com apenas 0s067 sobre o colega Piastri e 0s1 em relação a Leclerc, até então, terceiro. O australiano da McLaren chegou a responder com uma volta de 1m10s140, porém, Norris passou na frente mais uma vez - agora com a vantagem ainda menor de 0s015.
Hamilton fechou sua última volta rápida em terceiro lugar, pouco antes de Leclerc fazer a pole provisória com sua tentativa final. Piastri tirou o heptacampeão da segunda fila e Norris, que completou seu giro sob a bandeirada, voltou a liderar, confirmando sua segunda pole de 2025.