
Alagoas deixa o Alerta Máximo e passa para o Estado de Atenção nesta quinta-feira (22), de acordo com a reclassificação feita pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
A decisão foi tomada com base nas previsões mais recentes, que apontam uma diminuição significativa das chuvas nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. A tendência é de que os volumes de precipitação sejam mais baixos nas próximas horas, aliviando os efeitos das fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias.
Leia também
Apesar da mudança no nível de severidade, a Semarh alerta que o solo continua encharcado, o que mantém os riscos de deslizamentos de terra em áreas de encostas e alagamentos em locais com sistemas de drenagem precários. O risco também persiste para o aumento do nível de pequenos córregos e riachos que podem transbordar.
De acordo com a análise das últimas rodadas dos modelos numéricos de previsão do tempo, as chuvas mais intensas já passaram, com previsão de precipitações de baixa intensidade nas demais regiões. Mesmo com a melhoria nas condições meteorológicas, a Semarh segue monitorando a situação e não descarta a emissão de novos alertas caso haja mudanças significativas no quadro climático.
A população pode acompanhar em tempo real as condições meteorológicas e os níveis dos principais rios por meio do site oficial da Semarh, onde é possível acessar a previsão do tempo e o monitoramento hidrológico:
*Com assessoria