
A Marinha do Brasil deu início, nesta segunda-feira (20), a uma série de operações e exercícios militares na capital alagoana. As atividades ocorrem até sexta-feira (23) e são coordenadas a partir da Base Expedicionária instalada no prédio onde funcionava a antiga Escola de Aprendizes-Marinheiros de Alagoas, no bairro do Pontal da Barra.
Segundo o Comando do 3º Distrito Naval, sediado em Natal (RN), a operação tem como objetivo manter a preparação da Força Naval e promover ações de apoio à Defesa Civil, com foco no bem-estar e na segurança da população local.
Leia também
Os exercícios envolvem ações litorâneas tanto em terra quanto no mar, com atividades concentradas nas praias da Pajuçara, Ponta Verde e na Lagoa Mundaú. Estão previstas patrulhas motorizadas, inspeções navais, natação utilitária e manobras com embarcações. A operação conta com a participação do 3º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais e da Capitania dos Portos de Alagoas.
Um dos momentos mais aguardados da programação será o exercício de defesa de porto, que ocorrerá no Porto de Maceió na quarta-feira (22).
As bases expedicionárias, como a que está sendo utilizada em Maceió, são estruturas temporárias montadas para apoiar ações distantes da sede de comando. A estrutura reforça a mobilidade da Marinha e sua capacidade de resposta em diferentes regiões do país.