
A Defesa Civil de Alagoas atualizou na noite terça-feira (20) a situação dos rios e lagoas que mais preocupam o órgão em decorrência das chuvas intensas que caem na capital e no interior do Estado desde o último sábado (17). Ao menos cinco rios e duas lagoas estão sob vigilância das autoridades, que alertam à população para buscar um local seguro como medida preventiva.
Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais/ Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) os rios e lagoas em situações que demandam maior atenção são:
Leia também
1. Rio Jitituba em Flexeiras;
2. Rio Santo Antônio em São Luiz do Quitunde,
3. Rio Manguaba em Porto Calvo;
4. Rio Camaragibe em Matriz e Passo do Camaragibe;
5. Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos;
6. Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro;
7. Lagoa Mundaú em Maceió.
O relatório da Semarh aponta que:
- O Rio Jitituba, em Flexeiras, apresentou elevação máxima durante a madrugada desta terça-feira (20). Durante a manhã o nível do rio estabilizou e no período da tarde voltou a elevar lentamente, com nível de 295 cm às 18h00, podendo registrar pontos de alagamento em caso de intensificação da chuva na região.
- O Rio Santo Antônio, em São Luiz do Quitunde, está em elevação com nível atual de 408 cm às 18h00 com pontos de transbordamento durante a noite de segunda- feira (19).
- O Rio Manguaba, em Porto Calvo, está em elevação, com nível de 256 cm às 18h00, elevando o risco de transbordamento durante a noite desta terça-feira (20) com a intensificação da chuva na região.
- O Rio Camaragibe demanda de atenção por apresentar pontos de transbordamento nas partes mais baixas dos municípios de Matriz do Camaragibe e Passo do Camaragibe durante a noite desta terça-feira (20).
- O Rio São Miguel, em São Miguel dos Campos, ultrapassou a cota de atenção que é de 300 cm e está próximo a cota de transbordamento que é de 340 cm. Ele permanece em elevação e às 18h00 a cota era de 324 cm. Existe risco de transbordamento nas próximas horas.
- O nível da Lagoa Manguaba está em elevação, perdendo sua oscilação natural, com nível de 252 cm em Marechal Deodoro às 19h desta terça-feira (20). A cota de transbordamento é de 270 cm.
- O nível da Lagoa Mundaú em Maceió está em elevação, perdendo sua oscilação natural, com nível de 86 cm às 18h00. Existe risco de transbordamento com a continuidade das chuvas na região.