Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Concurso de diplomata: Itamaraty abre inscrições para 50 vagas

Processo seletivo é realizado todos os anos pelo Instituto Rio Branco e é considerado um dos mais difíceis do país, com cinco dias de provas e várias disciplinas.


			
				Concurso de diplomata: Itamaraty abre inscrições para 50 vagas
Palácio do Itamaraty em Brasília. — Foto: Divulgação Governo Federal

O Itamaraty abre nesta segunda-feira (19), às 10h, as inscrições para o novo concurso de diplomata, com 50 vagas e salário inicial de R$ 22.558,56. As oportunidades são para o cargo de terceiro-secretário, que é o início da carreira de diplomacia.

Esse processo seletivo é realizado todos os anos pelo Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática brasileira subordinada ao Ministério das Relações Exteriores em Brasília (DF).

Leia também

Os interessados devem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a banca organizadora do processo seletivo. Os participantes terão até as 18h do dia 4 de junho para se inscrever.

Não é necessária uma formação específica para participar, mas é necessário ter algum diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação.

As provas serão realizadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.

A primeira fase, com questões objetivas, está prevista para o dia 20 de julho, em dois períodos.

Já a segunda, para os dias 23, 24, 30 e 31 de agosto.

Para participar, é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 229, mas doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico podem pedir a isenção do pagamento.

Das 50 vagas disponíveis, 10 estão reservadas para negros e três para pessoas com deficiência.

Haverá ainda a convocação adicional de 75 candidatas mulheres para a segunda fase do concurso, para "corrigir eventuais desigualdades e promover proporcionalidade entre pessoas candidatas do gênero masculino e do gênero feminino", segundo o edital.

O concurso para diplomata exige conhecimento em várias disciplinas e é considerado um dos mais difíceis e concorridos do país, afirma Jean Marcel Fernandes, coordenador do curso preparatório para concursos de diplomata do Gran Concursos.

O que faz um diplomata?

Os diplomatas são servidores públicos concursados que representam o Estado brasileiro, assim como seus cidadãos, no exterior.

Eles negociam os interesses do país em conferências internacionais e atendem os cidadãos brasileiros nos consulados, entre outras funções.

E como é o concurso?

No Brasil, o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é realizado todos os anos pelo Instituto Rio Branco (IRBr), academia diplomática brasileira subordinada ao Itamaraty.

Neste ano, a seleção será feita em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

A primeira fase do concurso consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta por 240 questões de certo ou errado das seguintes disciplinas:

Língua portuguesa;

História do Brasil;

História mundial;

Geografia;

Língua inglesa;

Política internacional;

Economia;

Direito.

A segunda etapa da seleção, por sua vez, terá provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, com questões de:

Língua portuguesa;

Língua inglesa;

História do Brasil;

Política internacional;

Geografia;

Economia;

Direito;

Língua espanhola ou francesa.

Qualquer cidadão brasileiro nato com formação superior reconhecida pelo Ministério da Educação pode se tornar diplomata.

No entanto, o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) costuma exigir dos candidatos uma preparação de anos, pois tem cinco dias de provas sobre várias disciplinas, incluindo pelo menos duas línguas estrangeiras.


			
				Concurso de diplomata: Itamaraty abre inscrições para 50 vagas
Palácio do Itamaraty em Brasília. — Foto: Divulgação Governo Federal

Geralmente, são aprovados no concurso candidatos que se preparam por dois a três anos para as provas, afirma o professor Jean Marcel, que também é Ministro da Carreira de Diplomata e serve no Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles.

Quem passa neste concurso ingressa na carreira diplomática inicialmente como terceiro-secretário e é matriculado em um curso do Instituto Rio Branco. Com o passar dos anos, o profissional pode receber promoções até chegar ao cargo mais alto, de embaixador.

📆 Cronograma do concurso

Inscrições e solicitação da isenção de taxa: 19/5 a 4/6/2025

Data final para o pagamento da taxa de inscrição: 20/6/2025

Consulta aos locais da prova objetiva da Primeira Fase: 7/7/2025

Aplicação da prova objetiva da Primeira Fase: 20/7/2025

Resultado final e convocação para a Segunda Fase: 13/8/2025

Aplicação da prova escrita: 23/8 a 31/8/2025

Resultado provisório das provas escritas da Segunda Fase: 23/9/2025

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X