
As fortes chuvas que atingem Maceió desde o fim de semana já somam 291 milímetros em apenas 48 horas, segundo informou o coordenador da Defesa Civil do município, Abelardo Nobre, nesta segunda-feira (19). O volume corresponde praticamente a toda a média esperada para o mês de maio na capital alagoana.
De acordo com Nobre, foram registradas 208 ocorrências relacionadas às chuvas nesse período, sendo 43 delas de deslizamentos de massa. “É claro que isso é resultado do encharcamento e da saturação do solo”, explicou o coordenador.
Leia também
Ainda segundo a Defesa Civil, não há desabrigados no momento e 18 pessoas estão desalojadas. Nobre destacou que a população que vive em áreas de risco está sendo orientada desde a última quarta-feira (14) a sair de suas residências temporariamente, como medida de prevenção.
“Muitas pessoas saíram por conta da orientação e estão em casas de parentes ou amigos. Isso tem sido essencial para salvaguardar vidas”, disse o coordenador.
Apesar dos danos materiais e alagamentos em diversos pontos da cidade, não há registro de feridos ou mortes até o momento relacionados aos efeitos das chuvas.
O coordenador também lembrou que, apenas entre a noite de sexta (16) e a manhã de sábado (17), foram registrados mais de 200 milímetros de chuva em menos de 12 horas. Segundo ele, um volume como esse inevitavelmente causa transtornos em uma cidade com alta taxa de impermeabilização, como é o caso de Maceió.
Nobre ainda reforçou a importância do trabalho preventivo da Defesa Civil e pediu que a população siga as orientações dos técnicos. "Quando essas orientações são seguidas, vidas são preservadas", completou.