
O engenheiro civil Rafael Barlete Rodrigues, de 32 anos, natural de Bebedouro (SP), foi encontrado morto na última quarta-feira (7) em uma praia do bairro Los Acantilados, no sul de Mar del Plata, na Argentina. A divulgação dos detalhes e a mobilização virtual em torno do caso, no entanto, só aconteceram neste sábado (10).
Segundo autoridades locais, moradores avistaram o corpo em meio às rochas e acionaram o serviço de emergência, que confirmou o óbito no local. A principal hipótese investigada é de afogamento, já que o corpo não apresentava sinais de violência.
Leia também
De acordo com a família, Rafael vivia na Argentina havia cinco meses e atuava como voluntário em um albergue nas últimas semanas. Ele foi visto pela última vez na tarde de terça-feira (6), um dia antes do corpo ser localizado.
Rafael costumava publicar fotos de viagens em suas redes sociais, com registros em praias como Joaquina, em Florianópolis, e Itaguá, em Ubatuba.
Sem recursos para arcar com os custos da repatriação, a família lançou uma campanha nas redes sociais para arrecadar R$ 21 mil, valor estimado para o traslado do corpo até o aeroporto de Guarulhos (SP). A Prefeitura de Bebedouro se comprometeu com o transporte até a cidade paulista.
No início da tarde deste sábado (10), um grupo criado no WhatsApp para mobilizar doações reunia 389 pessoas.