Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

'Quando ele tinha 6 anos, brincávamos que ele seria papa', diz irmão de Leão XIV

Em entrevista à Associated Press e a TVs americanas, irmãos de Robert Prevost contam que já sabiam que ele era especial mas dizem ainda estar processando informação


			
				'Quando ele tinha 6 anos, brincávamos que ele seria papa', diz irmão de Leão XIV
John Prevost aponta para uma foto antiga de seus irmãos, incluindo o recém-eleito Papa Leão XIV, Robert Prevost, à esquerda. AP Photo/Obed Lamy

"Já sabíamos que ele era especial. Nós brincávamos que o Robert seria papa quando ele tinha 6 anos".

John Prevost, irmão do papa Leão XIV, revelou que teve um sentimento de "incredulidade" ao ver na TV que ele havia sido escolhido para ocupar o lugar do papa Francisco em entrevista à agência Associated Press.

Leia também

Morador de New Lenox, no estado americano de Illinois, John recebeu uma equipe em sua casa e mostrou uma foto do novo pontífice com os irmãos na infância. Contou que estava com a sobrinha ao telefone, esperando o anúncio da escolha do conclave como todos, quando se surpreendeu com a aparição de Robert.

"Ela começou a gritar porque era o tio dela e eu estava num momento de descrença de que isso não podia ser possível porque estava muito longe do que pensávamos que aconteceria".

O novo papa cresceu como o caçula de três meninos. John, que é apenas um ano mais velho que ele, diz que ele sempre foi muito bom na escola, gostava de brincar de pega-pega, Banco Imobiliário e Risk.

Segundo John, desde pequeno, ele disse que sabia que seu irmão seria padre. Embora não esperasse que ele se tornasse papa, lembrou-se que uma vizinha chegou a fazer a previsão.

"Ela percebeu isso aos 6 anos. Como ela fez isso, ninguém sabe. Demorou tanto, mas aqui está ele, o primeiro papa americano. (...) É uma grande honra, algo único na vida. Mas acho que é uma grande responsabilidade e que vai levar a coisas maiores e melhores. As pessoas vão observá-lo de perto para ver o que ele está fazendo".

John Prevost descreve o irmão como alguém muito preocupado com os pobres e aqueles que não têm voz. Ele disse que espera que ele seja um "segundo Papa Francisco": "Ele não vai ficar muito à esquerda nem muito à direita; mais ou menos no meio".

Em determinado momento da entrevista, John Prevost percebeu que havia perdido várias ligações do irmão e retornou. O novo papa não quis participar da entrevista e, após uma breve mensagem de parabéns e uma discussão em que conversaram sobre preparativos da viagem, desligaram.

John contou que eles se falam ao telefone todos os dias; discutem sobre vários assuntos e até jogam juntos um jogo chamado Wordle. Agora, ele lamenta, esse contato deve diminuir.

"Já é estranho não ter alguém com quem conversar", disse ele.

Novo papa

O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito papa nesta quinta-feira (9). Primeiro papa americano da história, ele tem 69 anos, é agostiniano, considerado progressista e próximo de Francisco.

O papa Leão XIV nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país. Ele trabalhou com comunidades carentes e, entre idas e vindas do país, foi nomeado bispo da cidade de Chiclayo em 2015.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X