Com apenas um estádio apto, Alagoano pode acontecer sem torcida
Caso os laudos não sejam apresentados em tempo hábil, clubes podem jogar sem público ou fora de suas praças
O Campeonato Alagoano está batendo à porta. A competição começa no próximo dia 20 e apenas um estádio está apto a sediar os jogos: o Rei Pelé, em Maceió. A informação foi dada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), que faz um alerta para a entrega dos laudos necessários para que as praças esportivas que sediarão os jogos sejam entregues.
Tudo em um só lugar.
Receba as principais notícias do Gazeta Esportes no WhatsApp e fique por dentro de tudo!

Com exceção do Estádio Rei Pelé, os demais ainda não apresentaram a documentação exigida para garantir sua participação na Estadual. Caso os clubes não apresentem a documentação e laudos necessários, podem vir a jogar sem público ou fora de suas praças esportivas.
Leia também
A mudança normativa, que revogou o Estatuto do Torcedor e implementou a Lei Geral do Esporte, trouxe consigo novas regulamentações, entre elas, a qualificação dos estádios com base em seu porte, dividindo-os em pequeno, médio e grande.
Para a primeira rodada, os locais serão confirmados com cinco dias de antecedência, sendo de responsabilidade dos gestores dos estádios a entrega da dcumentação e laudos até o prazo estabelecido.


Cabo Bebeto promete independência na Assembleia: "Pauta ruim terá meu cofronto"

Após eleger segunda cadeira do PL, Cabo Bebeto quer levar direita às câmaras municipais

Cabo Bebeto anuncia giro por Alagoas para ampliar votação de Flávio Bolsonaro

Cabo Bebeto espera que JHC anuncie apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
O Rei Pelé foi o único de grande porte na região, enquanto a maioria é considerada de médio porte. Apenas o estádio em Penedo, devido à sua capacidade de até 3 mil pessoas, é classificado como de pequeno porte.
Cada segmento enfrenta diferentes níveis de exigência documental, variando desde laudos estruturais e de engenharia até questões relacionadas à segurança, como policiamento, bombeiros e vigilância sanitária. O tamanho do estádio determina a complexidade dos requisitos, sendo os estádios de grande porte sujeitos a uma gama mais abrangente de documentos.
A maioria dos estádios enfrenta pendências em relação a esses documentos, o que levanta preocupações sobre a preparação adequada para o campeonato. Além disso, a iluminação também está sob escrutínio, com uma vistoria técnica realizada no ano anterior estabelecendo padrões mínimos para 2024 e 2025, em 200lux e 300lux, respectivamente.
Segundo a FAF, a análise prévia revelou que alguns estádios não atendem a esses requisitos, levantando questões sobre a viabilidade das partidas noturnas e a segurança dos jogadores e torcedores. Deste modo, há a necessidade urgente de medidas corretivas por parte dos administradores dos estádios, para garantir a conformidade com as normas estabelecidas, podendo, assim, realizar o Campeonato Alagoano é Massa de forma segura e eficiente.
*Com Assessoria
