Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
HOME > blogs > BLOG DO BOB
Roberto Villanova

BLOG DO
Blog do Bob

A lição contagiante dos torcedores do Corinthians contra o fascismo


				A lição contagiante dos torcedores do Corinthians contra o fascismo

O presidenteJair Bolsonarotalvez não tenha noção do que ele desperta na contramão das suas atitudes antidemocráticas, mas a manifestação desta quinta-feira, 9, na Avenida Paulista, deve-lhe servir de alerta.

Ninguém imaginava, acredito que até mesmo o presidente, que surgisse vozes e manifestações se contrapondo ao discurso neofascista impregnado de ódio e ataques às instituições democráticas.

Pois surgiu.

Quinta-feira, 7, um grupo de integrantes da torcida organizada Gaviões da Fiel, do Corinthians, decidiu agir colocando literalmente para correr um grupo de bolsonaristas que programavam mais uma manifestação na Avenida Paulista.

As manifestações dos bolsonaristas - pasmem! -, pedem o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com um golpe de estado mantendo o presidenteJair Bolsonarono poder.

Esse grupo não tem ideia do mal que causa ao próprio governo, porque essas manifestações repercutiram mundialmente afugentando investidores, tornando a recuperação econômica do país, quando essa pandemia do coronavírus passar, ainda mais demorada e dramática.

Imagina quem vai investir num país conflagrado e mal-governado!

Chegamos a esse ponto porque o presidente da República não se comportou como um verdadeiro comandante.Bolsonaroestimulou o ódio e as agressões, despertando o que há de pior no ser humano - que é a desumanidade e a crueldade.

O slogan do governo é o gesto já característico com os dedos indicador e polegar imitando uma arma. Ou seja, o slogan característico do governo e o tiro e apologia à morte.

O providencial despertar da torcida Gaviões da Fiel contagiou outras torcidas de times de futebol, como do Flamengo, Grêmio, Internacional, Vasco da Gama e Botafogo hipotecando solidariedade. Todos poderão sair à rua também em defesa da democracia e contra essa onda nazi-fascista que acomete o país.

Essa é a lição de dignidade que faltava e ela vem exatamente de onde se imaginava não poder vir, que são de torcedores de time de futebol - que se maginava fossem todos alienados.

Felizmente, não são.

Tags