Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Santa Casa de Maceió opera três pacientes com robô cirúrgico

Após os procedimentos cirúrgicos, as pessoas tiveram alta dentro do programado

Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, comandado pelos cirurgiões da Santa Casa de Maceió, Gustavo Mendonça e Mauro Barros, o robô Da Vinci atuou nos primeiros procedimentos do Programa de Cirurgia Robótica do hospital. Foram realizadas duas prostectomias radicais e uma nefrectomia radical.

O Da Vinci é o primeiro robô cirúrgico de Alagoas e chegou à sede do complexo hospitalar na segunda-feira (13), com objetivo de ampliar o parque tecnológico do hospital. Inclusive, em 2022, a instituição adquiriu o PET-CT - máquina de última geração que realiza exames de diagnóstico por imagem na detecção de cânceres, além de uma nova ressonância magnética.

"Controlado pelo cirurgião, que opera a partir de um console, o equipamento é um sistema cirúrgico completo. Um monitor exibe para o especialista a cavidade a ser operada, com imagens em 3D ampliadas em até 15 vezes, com alta definição. Do console, o médico executa os movimentos cirúrgicos replicados e aperfeiçoados pelos quatro braços do robô", informou o hospital.

Artigos Relacionados

Após os procedimentos cirúrgicos, os pacientes tiveram alta dentro do programado. O hospital já realiza o agendamento de novas cirurgias para o mês de março.

“A chegada do robô cirúrgico se consagra como um marco histórico para a medicina alagoana e para a Santa Casa de Maceió. Na quarta-feira (15), iniciamos o Programa de Cirurgia Robótica em Alagoas e conseguimos executar procedimentos de urologia. O programa já nasce com o pé direito, sem intercorrências, muito disso fruto de uma equipe que já vinha treinada, que já tinha expertise em realizar esse tipo de cirurgia”, disse o cirurgião Gustavo Mendonça.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X