Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Siamesas unidas pelo abdômen são separadas após 11 horas de cirurgia

O procedimento aconteceu no Texas, Estados Unidos. As gêmeas siamesas compartilhavam o mesmo fígado, mas passam bem após a cirurgia

Nos Estados Unidos, uma equipe de 25 médicos, incluindo seis cirurgiões, conseguiu separar gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo abdômen. AmieLynn e JamieLynn eram gêmeas onfalópagas, isto é, compartilhavam órgãos internos: elas estavam unidas desde a parte inferior do esterno (osso do peito) até o umbigo e tinham um único fígado.

A cirurgia de separação aconteceu na última segunda (23/1), e durou cerca de 11 horas. As meninas, que têm 16 semanas de vida, estão se recuperando bem e dormindo em berços separados pela primeira vez, de acordo com a equipe médica.

Leia também

Os pais das gêmeas descobriram a conexão das filhas ainda na gestação, no exame de ultrassom de 10 semanas. As imagens mostraram que cada uma tinha seu próprio coração e pericárdio, aumentando as chances de sobrevivência em caso de cirurgia para separação. Elas nasceram prematuras, com 34 semanas de gestação, no dia 3 de outubro de 2022.

De acordo com o hospital, AmieLynn e JamieLynn passarão os próximos meses internadas, recebendo cuidados médicos. Elas vão precisar de uma extensa reabilitação, que inclui fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas