Foliões apaixonados pelo carnaval de rua estão nos últimos retoques das fantasias e preparados para cair na folia ao som das marchinhas e da alegria do O Carnaval de Edécio Lopes. O bloco é o tradicional abre-alas das prévias carnavalescas de Maceió e ganha as ruas da orla da capital neste domingo (22), a partir das 10h. O ponto de encontro é na Praça Geruza Malta, localizada na avenida Silvio Carlos Viana, no bairro Ponta Verde.
Depois de dois anos de espera, em decorrência da pandemia de Covid-19, o bloco que rememora o radialista Edécio Lopes, um dos ícones alagoanos da festa de Momo e da comunicação, declara aberta a temporada de frevo, de alegria, de mela-mela, de dar vazão às paixões e cair no frevo até o solado do sapato pedir arrego.
Leia também
“Eu tô doida para dançar, para me divertir muito neste domingo. Não quero saber de tristeza, não quero saber de nada, só de aproveitar a festa. Todo ano eu vou no Carnaval de Edécio Lopes, estava com muita saudade”, diz dona Raimunda Valéria, foliã de 61 anos.
Para Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca de Maceió e filho de Edécio Lopes, a expectativa é que ao menos 5 mil foliões participem da festa, em um clima de reencontro e saudosismo.

Entre os atrativos da edição está a presença do amigo e intérprete dos frevos de Edécio Lopes, o cantor Claudionor Germano, considerado o maior cantor do gênero no país. Ele vem acompanhado do filho, Nonô Germano.
“Juntos, ao lado da Banda Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas, lembrarão os maiores sucessos de Edécio e de outros grandes compositores de Alagoas. Além disso, teremos a orquestra Fogo Pagô, da Turma da Rolinha, que acompanhará os foliões junto do boneco gigante do radialista”, revela Dinho Lopes.
Depois do frevo que vai rolar nos percursos de ida e volta do bloco, a folia termina ao som da Banda Sabaki.
AS PRÉVIAS ESTÃO ON
Após dois anos sem realizar as tradicionais prévias, a Liga Carnavalesca de Maceió anunciou, ainda no ano passado, uma programação especial montada para este carnaval. O calendário de eventos inclui, além do O Carnaval de Edécio Lopes, bailes momescos, o Jaraguá Folia e o Banho de Mar à Fantasia.
Depois do bloco neste domingo, os eventos seguem nos dias 4, 5, 10 e 12 de fevereiro. A grande novidade é justamente o aumento do número de dias de festa. Nos dois primeiros finais de semana de fevereiro será a vez dos desfiles de blocos tradicionais da capital alagoana, como a Turma da Rolinha, Bloco do Rei e Pecinhas. Cada um deles com apresentações de bandas conhecidas nacionalmente para animar os foliões, como Parangolé, Timbalada, Xanddy Harmonia e Raí Saia Rodada. Para a criançada, a programação traz, ainda, um bloco infantil embalado pela Banda Cazuadinha.
Confira a programação do Carnaval da Liga 2023
O CARNAVAL DE EDÉCIO LOPES
Domingo, 22 de janeiro
O Carnaval de Edécio Lopes
Praça Geruza Malta (Ponta Verde), às 10h
MACEIÓ FOLIA - Circuito Pajuçara/Ponta Verde
Sábado, 4 de fevereiro
- 8h - Polo da Inclusão na Praça Gogó da Ema
- 10h - Passistas na Cadeira Gigante
- 11h - Bloco do Rei - Xanddy Harmonia
- 11h30 - Bloco Turma da Rolinha - Marlon Rossi
- 12h - Bloco Caveira - Timbalada
- 12h30 - Bloco Pecinhas - Parangolé
- 17h - Fim dos desfiles de Blocos
Domingo, 5 de fevereiro
- 8h - Bloco Infantil saindo da Sete Coqueiros - Banda Cazuadinha
- 10h - Passistas na Cadeira Gigante
- 11h - Bloco Jaraguá - Baile Nova Praia
- 11h30 - Bloco LevaEu - Tatau
- 12h - Bloco Saia Elétrica - Raí Saia Rodada
- 17h - Fim dos desfiles de Blocos
JARAGUÁ FOLIA - Circuito Avenida da Paz/Sá e Albuquerque
Sexta, 10 de fevereiro
- 20h - Desfiles de blocos
- 20h - Frevo no Coreto com Passistas
- 21h - Polo Maracatu
- 21h - Shows musicais no palco da Praça Dois Leões com atração surpresa
Domingo, 12 de fevereiro
- 11h - Bloco Vulcão
- 11h30 - Bloco Turma da Esquina
- 12h - Bloco Porteiros e Zeladores
- 12h30 - Bloco FutBarca
- 13h - Bloco da Fernanda Guimaråes