Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Procon AL registra aumento de quase 200% no nº de cobranças indevidas no 2º semestre de 2022

Maioria das denúncias são oriundas, principalmente, de bancos digitais, empresas de abastecimento de água e de cosméticos

No segundo semestre deste ano, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL) registrou um aumento de quase 200% no número de cobranças indevidas em todo o estado de Alagoas.

Segundo o órgão, a maioria das denúncias são oriundas, principalmente, de bancos digitais, empresas de abastecimento de água e de cosméticos, que, consequentemente, estão negativando indevidamente o nome de alguns clientes.

Os dados apontam que o Procon atendeu 14.617 solicitações até novembro, obtendo 799 reclamações por cobrança indevida no período de 2 de janeiro a 17 de julho deste ano. Por outro lado, somente entre 18 de julho e 8 de novembro, foram contabilizadas 1.378 denúncias.

"É importante frisar que cobrança indevida ocorre a partir do momento que uma empresa ou vendedor estabelece cobrança de uma dívida ao consumidor que já foi paga e, ainda assim, emite uma notificação de cobrança", disse o Procon.

Artigos Relacionados

O diretor-presidente do Procon, Daniel Sampaio, ressaltou que é fundamental que o consumidor conheça essas informações, evitando assim transtornos no dia a dia. “É de extrema importância que os consumidores tenham acesso a essas orientações, pois este tipo de cobrança tornou-se comum ultimamente, e isso acaba frustrando o consumidor. Ressalto que o Procon Alagoas está sempre pronto para atender às demandas de todos os consumidores, independentemente do motivo estamos aqui para ajudar e representar o consumidor."

Em casos de cobrança indevida, recomendamos que o consumidor junte toda a documentação do processo, principalmente se foi feito um acordo de dívida junto a alguma instituição. Também é importante apresentar a carta de notificação da cobrança da dívida e informar como soube da situação. Com isso em mente, procure a unidade do Procon mais próxima de você e leve toda a documentação para abrir uma reclamação.

Os alagoanos que desejam registrar alguma denúncia podem entrar em contato por meio de mensagem o WhatsApp (82) 98876-8297, no número 151 e de forma presencial, mediante agendamento no site agendamento.seplag.al.gov.br.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas