Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Pilar realiza aula inaugural de robótica

Com seus projetos, alunos de seis escolas municipais participaram do evento

Nesta terça-feira (3), ocorreu a aula inaugural da disciplina de ciências robóticas no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar. A Prefeitura do Pilar, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, apresentou a matéria para centenas de estudantes há cerca de uma semana. Alunos de seis escolas municipais apresentaram seus protótipos.

“Eles são resultado da curiosidade que a robótica despertou em nossos alunos, que tiveram menos de dois dias para desenvolver seus projetos. E é muito gratificante poder proporcionar esse tipo de conhecimento, além de perceber que eles têm evoluído rapidamente, podendo, inclusive, seguir carreira nesta área”, destacou o professor Emerson Silva, falando sobre o alcance da iniciativa.

O estudante Luan Gomes tem 10 anos e é aluno da Escola de Educação Básica Sueli Chagas. No início, ele relatou que ficou “sem saber o que fazer”. Mas, com a orientação de quem domina o assunto, ele se rendeu aos projetos. “Fiquei um pouco nervoso no começo, mas depois ganhei confiança e, hoje, estou muito feliz porque vim mostrar o meu trabalho para tanta gente”, disse ele, que criou um carrinho controlado via bluetooth.

A professora Vanessa Santos, que atua em uma das escolas contempladas, Vanessa Santos, foi outra que se entusiasmou com a iniciativa. “Todos estão muito animados com a novidade. Começamos pelos alunos que já haviam feito algo parecido em casa, sob a supervisão dos pais. Os demais estudantes, portanto, virão na sequência. A robótica é algo lúdico e também chama a atenção, inclusive, dos mais inquietos. Foram apenas dois dias, mas já percebemos um avanço significativo porque este conhecimento pode ser aplicado em várias outras áreas, a exemplo da matemática."

Artigos Relacionados

O secretário Municipal de Educação, Clewinho Cavalcante, afirmou como o objetivo é preparar os alunos para a 1ª Mostra de Robótica do Pilar, ainda prevista para este ano. “E vamos levar esta disciplina para todas as escolas da rede já em 2023. A repercussão tem sido grande, e isso é consequência não apenas do enorme interesse dos alunos, mas também do engajamento de nossos profissionais. É dessa forma que nossa juventude irá cada vez mais longe”, falou o secretário.

Por sua vez, o prefeito de Pilar, Renato Filho, disse que a robótica é um passo a mais para a oferta de uma educação de qualidade. “A educação sempre foi a base do nosso crescimento. Jamais o Pilar iria evoluir tanto, como está evoluindo, se não fosse a educação. Lá atrás, em 2019, fomos além quando compramos os chromebooks, levamos internet para as residências dos alunos e trouxemos o Google for Education. Hoje, chegou a hora de investir também na robótica. É dessa forma que construímos uma educação cada vez mais sólida”, ressaltou o prefeito.

Equipes de robótica de Atalaia e do Sesi Benedito Bentes também estiveram presentes no encontro.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas