CRB e Globo-FC duelam nesta quinta-feira (17), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela continuidade da 5ª rodada da Copa do Nordeste 2022. O Galo é o 4º colocado do Grupo B, com cinco pontos, em três partidas. Já o Águia Querida é o lanterna da outra chave, com apenas dois, em quatro jogos.
Cenário
Leia também
Na última rodada, o Regatas empatou por 1 a 1 com o CSA, no Trapichão, na estreia do treinador Marcelo Cabo. No derradeiro lance do 1º tempo, em erro na saída de bola da zaga azulina, Anselmo Ramon fez 1 a 0 para o Galo. Porém, na etapa final, o Azulão deixou tudo igual com Werley.
Por sua vez, o Globo-FC foi massacrado pelo Bahia, por 5 a 0, na Fonte Nova, em Salvador. Raí, Marco Antônio, Cirino e Rodallega (duas vezes) balançaram as redes a favor do Tricolor de Aço. Assim, o Águia busca a primeira vitória, já que, nos outros jogos, perdeu para o Ceará e empatou com o Floresta-CE.
CRB
Para o compromisso, Marcelo Cabo não conta com o zagueiro Wellington Carvalho. O atleta está em fase de transição, após lesão na coxa. Assim, Gilvan e Gum devem, novamente, ser os titulares no setor. A base titular montada por Alan Al deve ser mantida pelo novo comandante técnico.
No clássico, Jean Patrick, Gustavo Apis, Richard, Maycon Douglas e Nicolas Careca entraram no decorrer da partida. A tendência é que as alterações se repitam. Aos poucos, Cabo vai aplicando sua filosofia de jogo e deixando o CRB mais organizado e agressivo na marcação.

Uma das preocupações do técnico no momento é com a queda de rendimento físico dos jogadores, que pouco fizeram no segundo tempo do clássico. No mais, o CRB deve ir a campo com: Diogo Silva, Reginaldo, Gum, Gilvan e Romão; Claudinei, Marthã e Diego Torres; Maycon, Marcinho e Anselmo Ramon.

Globo-FC
Provavelmente, Romildo Freire vai escalar a Águia de Ceará-Mirim mais defensiva, mas sem abrir mão de atacar algumas vezes, aproveitando os espaços deixados pelo CRB. A tendência é que cinco homens atuem no meio de campo, assim como foi contra Botafogo-PB e Floresta, duelos nos quais o time potiguar somou um ponto.
Além de ter que lidar com mais qualidade técnica do adversário, Romildo não terá todas as peças à disposição, porque o Globo tem enfrentado problemas com casos de Covid nesta Copa do Nordeste. Assim, sem muitas opções, o provável time que entrará em campo no Trapichão é: André Zuba, Alessandro, Gravatá, Pedro Maia e Márcio; Victor Souza, Ramon, Judson, Hitalo e Hiltinho; Rômulo.

Arbitragem
O jogo será comandado pela sergipana Thayslane de Melo Costa (CBF-SE). Ela terá o auxílio dos assistentes Wendel Augusto Lino de Jesus Melo (CBF-SC) e Renner Lisboa dos Santos (CBF-SE), além do quarto árbitro Jonata de Souza Gouveia (CBF-AL).