Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Guaidó denuncia intimidação das forças de segurança no dia de posse

Em uma rede social, a oposição ao regime de Nicolás Maduro disse que a residência de Juan Guaidó foi cercada por agentes de segurança

O líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, disse nesta terça-feira (5) que o regime de Nicolás Maduro tenta "gerar terror e militarizar o parlamento" no dia em que uma nova Assembleia Nacional, de maioria chavista, é empossada.

A Presidência interina da Venezuela denunciou nesta manhã a presença de agentes de Maduro em frente a residência de Guaidó, em Caracas. Em fotos publicadas em uma rede social, é possível ver cerca de 13 homens aparentemente armados e mascarados e ao menos dois carros pretos.

Leia também

"Esse é o método da ditadura e é por isso que ela cometeu crimes de lesa humanidade", disse Guaidó em uma rede social. "Enfrentamos obstáculos e seguimos adiante."

Também nesta terça, uma nova Assembleia Nacional toma posse no país controlada por aliados de Maduro. A formação do parlamento foi definida após eleições marcadas por altos níveis de abstenção e boicote da oposição, em 6 de dezembro.

A Assembleia, até então presidida por Guaidó, era o único poder que não estava sob comando de aliados de Maduro. No entanto, desde 2017 a Casa está praticamente sem poderes, já que o Supremo Tribunal a declarou em desacato e anulou todas as suas decisões.

Os chavistas controlarão 256 dos 277 assentos do parlamento. A oposição, liderada por Guaidó, prometeu enfrentar a nova formação do congresso e questiona a legitimidade das eleições que tiveram a menor participação dos últimos 15 anos, com 31%.

"Em respeito a Venezuela e a nossa constituição, não podemos permitir que exista um vazio de poder", disse Guaidó. "Como não há deputados legitimamente eleitos para o novo período legislativo, corresponde ao parlamento eleito em 2015 seguir trabalhando até que haja uma eleição válida."

A Assembleia Nacional

A eleição anterior para a Assembleia Nacional aconteceu em 2015. Naquela ocasião, a oposição venceu com folga e passou a dominar o Legislativo do país.

Em 2017, as cortes de Justiça com pessoas favoráveis ao regime de Maduro criaram um outro poder legislativo, uma Assembleia Nacional Constituinte.

Guaidó, o líder da Assembleia Nacional, fez campanha pelo boicote às eleições de 6 de dezembro. A oposição fez uma consulta popular questionando a legitimidade do pleito.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas