Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Hemoal inicia na segunda a campanha de Natal e entrega camisa a doadores

Slogan deste ano é "doe sangue e seja o amigo secreto de alguém neste Natal"

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) inicia, nesta segunda-feira (21), sua tradicional Campanha de Doação de Sangue Natalina. Este ano, o slogan é "Doe sangue e seja o amigo secreto de alguém neste Natal". Os doadores este ano ganharão uma camisa exclusiva.

A campanha vai até as 16h desta quinta-feira (24), na Unidade Trapiche do Hemoal. Na Unidade Farol, os doadores podem se candidatar até as 11h da quarta-feira (23). Os doadores do interior de Alagoas podem se dirigir à Unidade Arapiraca até as 17h30 de quarta-feira (23).

Leia também

Conforme explica a gerente do banco de sangue, Verônica Guedes, as doações caíram nos últimos dias e o órgão conta com apenas 30% de seu estoque para atender a demanda dos centros de saúde do estado. As transfusões, contudo, aumentaram, especialmente devido à Covid-19. Dos 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Maceió exclusivos para a doença nesta sexta-feira (18), 61% estão ocupados.

"Infelizmente, as pessoas não estão seguindo as recomendações dos infectologistas. Com isso, além de saírem de casa sem necessidade, se aglomeram, deixam de usar máscara, resultando no aumento de casos de Covid-19, no crescimento da ocupação de leitos e, consequentemente, na necessidade de sangue para alguns pacientes. Sem falar, das vítimas do trânsito, porque, com mais pessoas nas ruas e rodovias, mais acidentes ocorrem e lotam as urgências e emergências, como o HGE, em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca", salientou Verônica Guedes.

Critérios para doação

Os interessados em se candidatar à doação devem ter peso igual ou superior a 50 quilos, terem no mínimo 16 e comparecerem ao posto de coleta portando um documento de identificação com foto. Com relação aos menores de 18 anos, é exigido estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

De acordo com portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS), ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue, as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

Quanto aos voluntários infectados pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas da Covid-19, podem se dirigir até o Hemoal.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas