Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Pernambuco suspende carnaval de 2021 devido à pandemia

Festas e shows públicos e privados estão proibidos até o fim do carnaval.

O carnaval de Pernambuco foi oficialmente suspenso, nesta quinta-feira (17), pelo governo do estado, devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo durante entrevista coletiva transmitida pela internet. Ele disse que, há quatro semanas seguidas, houve aumento no número de casos e de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

"Diante dos dados epidemiológicos e pelo fato de que, até meados de fevereiro não teremos, ainda, a maior parte da população vacinada, o carnaval de 2021 está suspenso em Pernambuco. Esta não é uma decisão fácil, é com pesar que anunciamos", afirmou Longo.

Leia também

"O carnaval representa muito mais que uma festa para o povo pernambucano, mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões e é, pela sua natureza, um momento de encontro, de aglomeração, que, por vezes, reúne milhões de pessoas", complementou o secretário.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, a medida contempla festas e shows públicos e privados. No início de dezembro, esses eventos, incluindo de natal e de ano novo, foram proibidos pelo governo estadual.

"Não pode ocorrer nenhum tipo de evento, shows e festas, para comemoração nem de prévias nem do carnaval em si, sejam públicos ou privados. Estamos estendendo uma medida anunciada na semana passada até o carnaval, para que as pessoas compreendam e se programem", declarou o secretário.

Bares e restaurantes

O governo também definiu um limite de 300 pessoas para o funcionamento de bares e restaurantes no estado. Frequentemente, estabelecimentos têm registrado aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção à Covid-19.

"A partir de sábado (19), bares e restaurantes poderão funcionar com, no máximo, 300 pessoas. Esses estabelecimentos tinham regras específicas de funcionamento, mas não havia uma quantidade teto. Entendemos que é necessário manter essa atividade funcionando, mas, em conversas com o setor, decidimos adotar medidas de controle", disse o secretário.

Calamidade pública até junho

Também nesta quinta-feira (17), o governo estadual decretou a manutenção do estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19. O decreto é válido por 180 dias, a partir de 1º de janeiro de 2021 até 30 de junho do mesmo ano.

Publicado no Diário Oficial, o decreto 49.959 considerou a "inexistência de um cronograma definido de início e de conclusão do processo de imunização brasileira contra o coronavírus". A determinação também levou em conta a "necessidade de manutenção das medidas sanitárias e administrativas voltadas ao enfrentamento da pandemia".

Com isso, a administração pública estadual deve continuar a "adotar todas as medidas necessárias ao enfrentamento ao estado de calamidade pública".

Covid-19 em Pernambuco

Foram confirmados, nesta quinta-feira (17), 1.646 casos e 22 mortes por Covid-19 em Pernambuco (veja vídeo acima). Com isso, o estado passou a totalizar 203.497 infectados e 9.361 óbitos devido ao novo coronavírus. A contabilização teve início no dia 12 de março.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas