Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Menina de 7 anos levanta barra de 80kg e gera debate: Pode levar a lesões

Com apenas 1m de altura, ela é considerada a melhor levantadora de peso até 11 anos nos EUA

Aos 7 anos, Rory van Ulft é conhecida como "a criança mais forte do mundo". A menina canadense consegue levantar 80kg com uma barra olímpica e fazer agachamento com 61kg nas costas. Apesar dos números surpreendentes, ela tem apenas 1m de altura e nenhuma ambição olímpica.

A criança começou a treinar há dois anos, após ser observada durante uma aula de ginástica. Em 2020, ela se consagrou como a mais jovem campeã nacional juvenil dos Estados Unidos. Além disso, também ocupa o 1° lugar no ranking de melhores levantadoras de peso de até 11 anos no país.

Leia também

"Ser mais forte me permite fazer mais e ficar melhor em tudo que tento. Eu não penso sobre o que veio antes ou o que virá depois. Eu não penso em nada. Eu apenas limpo minha mente e faço isso", revelou Rory à imprensa internacional.

Ao todo, ela treina ginástica 9h por semana, além de fazer 4h de levantamento de peso. Por enquanto, Rory garantiu não se preocupar com as Olimpíadas. "Esse tipo de coisa realmente não importa para mim", pontuou a menina, que utiliza tatuagens falsas quando participa de competições.

Orgulhoso, o pai, Cavan van Ulft, acredita que ela é não é apenas a criança de 7 anos mais forte do mundo, mas "a criança de 7 anos mais forte que já viveu". "Em termos de força relativa de Rory, em comparação com todos os campeões nacionais nas categorias de peso e idade de desenvolvimento das meninas ? que variam de país para país ?, não há, atualmente, ninguém melhor competindo", afirmou.

Riscos

A força da menina impressionou especialistas da área, mas também chamou a atenção para os riscos. De acordo com o ortopedista pediátrico Nei Botter Montenegro, vice-presidente do Departamento de Ortopedia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), em entrevista à revista Crescer, o esforço físico elevado não é uma prática recomendada para crianças e pode causar doenças na região de crescimento ósseo.

"Na extremidade dos ossos, existem placas de crescimento que são, na verdade, de tecido cartilaginoso, ou seja, menos resistente do que o próprio tecido ósseo. Nessas regiões, os músculos que fazem a movimentação das articulações, geralmente estão inseridos. Então, um esforço muito grande com a qual o músculo traciona o osso na região onde o crescimento está ocorrendo, pode levar a lesões", explicou.

Ou seja, nada de levantamento de pesos e musculação antes do desenvolvimento completo do organismo, geralmente após os 14 anos de idade. "Enquanto isso, o exercício de força recomendado para quem está em fase de crescimento é aquele que usa o peso da própria criança ou adolescente, que seja contra a gravidade ou isométricos, no qual o esforço que será realizado é proporcional ao corpo da própria pessoa", salientou

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas