Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

TRE rejeita intervenção dos Calheiros e confirma Luciano Barbosa como prefeito

Prefeito eleito toma posse em 1º de janeiro para administrar Arapiraca

Terminou com vitória para Luciano Barbosa, prefeito eleito de Arapiraca, o terceiro turno de sua complicada eleição para comandar a cidade. Na tarde desta quinta-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em votação no pleno, reconheceu o registro da candidatura por 6x0, contra a tese do Diretório Estadual do MDB, que tentava impugná-la. Os desembargadores refutaram a tentativa de "perdão" do partido comandado pelos Calheiros e optaram pela saída jurídica que envolvia a análise do processo.

"O calvário de Luciano, da vice e dos vereadores terminou. Por seis a zero, o TRE julgou procedente o nosso recurso e deferiu o registro de candidatura, validou a coligação e o registro de candidatura dos 25 vereadores do MDB. Ao final vencemos!", desabafou o advogado Fábio Gomes, que, desde o início, sustentou a tese da legalidade.

Leia também

Um dia antes, a cúpula emedebista havia anunciado que iria retirar as ações contra Barbosa. Mas, ao contrário disso, o processo foi para julgamento como deveria ser. Na verdade, comenta-se nos bastidores que a "nova postura" teria sido fruto de uma informação privilegiada de que seriam derrotados.

A decisão do pleno representa mais uma derrota do clã Calheirista, que perdeu primeiro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas urnas e, agora, também no próprio pleno do TRE. A derrota jurídica é muito mais política, já que Luciano, ao romper com a família dos Renans, põe por terra os planos do governador de ser candidato ao Senado em 2022.

Isso porque, sem Barbosa como vice, Renan Filho terá que passar o comando do Estado seis meses antes do pleito ao presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado Marcelo Victor (SD), que pertence ao grupo político do deputado federal Arthur Lira (PP), adversário político do palácio nessa e nas próximas eleições.

Relator

O relator do processo foi o desembargador Eduardo Lopes, oriundo da classe dos juristas, que, em seu voto, analisou toda a complexidade do processo, que tinha importantes teses tanto do MDB como também da defesa de Barbosa, de sua vice, Rute Nezinho, e dos vereadores do partido.

"A razão maior para o nosso voto foi a de que a Convenção Municipal realizada pelo MDB municipal seguiu todas as recomendações legais e cumpriu o trâmite exigido não só pela lei, como também pelo estatuto e resoluções do próprio MDB para ele e os vereadores. Ou seja, os prazos e ritos foram seguidos à risca em todas as etapas", explicou o desembargador Eduardo Lopes.

Conforme apurou a Gazeta, a consistência dos argumentos de defesa, com ampla documentação, foi decisiva também para que, tanto na 1ª quanto na 2ª instâncias, o Diretório do MDB também reconhecesse a legalidade dos encaminhamentos adotados por Luciano.

Há ainda outros dois processos movidos pela coligação da prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) e também da coligação de Tarcizo Freire (PP), terceiro colocado no pleito. Caso não haja fato novo em suas respectivas apreciações, a tese principal, que se baseava nos argumentos do MDB, naturalmente fica prejudicada e não deve prosperar. Porém, é necessário aguardar o trâmite e análise do próprio TRE.

Mas, com esse resultado favorável, Barbosa pode finalmente oficializar a formação de sua equipe de transição e conhecer os números da gestão da cidade e, consequentemente, se articular para pôr em prática seu plano de governo.

Nas redes sociais, Barbosa celebrou e agradeceu aos eleitores pela confiança, destacando que agora o momento é de trabalho. "A nossa confiança nos trouxe até aqui. Sabíamos da seriedade da nossa proposta e dedicamos nosso trabalho, empenho e luta na garantia desse livre e soberano direito. Chegamos a vitória nas urnas e hoje o TRE deu seu veredicto. Obrigado mais uma vez a turma de amigos e incentivadores, que não desistiu, esmoreceu, desconfiou ou vacilou diante das dificuldades. Parabéns aos vereadores eleitos: vamos juntos fazer muito por nossa cidade, por esse povo que nos elegeu. Meus mais sinceros agradecimentos aos candidatos a vereador que se dedicaram a essa luta tão difícil e foram até o fim. Fizemos tudo na mais clara observância da lei, atendendo aos ditames da democracia e o resultado muito nos alegra. Agora é fazer valer cada voto e todos os esforços! Arapiraca jé está marcada em sua história por esse momento de bravura, que é muito próprio de nossa gente. Agora é trabalhar muito para honrar cada voto recebido. E agradecer a Deus e ao povo dessa terra por essa linda vitória. Valeu!".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas