Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Dia do Músico: com retomada dos shows, fonoaudiólogo diz que treinamento vocal auxilia cantores no cumprimento da agenda

Cantor e compositor Highlander detalha que, entre um evento e outro, toma cuidados essenciais para manter a qualidade da voz

Nesta segunda-feira (22), é celebrado o dia do músico e, com a retomada dos shows, os cantores cumprem uma intensa agenda de eventos e de treino vocal para recuperar o tempo perdido. Fazendo em média três shows por dia, o cantor e compositor Highlander Cavalcante cumpre rituais para preservar a voz. O fonoaudiólogo Geová Amorim diz que o treinamento vocal auxilia no cumprimento da agenda de shows.

"Na minha rotina, eu tento não falar muito alto. Além disso, eu faço exercícios vocais diariamente. Outro ponto que ajuda a manter a voz é o de descansar o máximo possível e praticar atividade física. Durante a pandemia, sem shows, passei a tocar os projetos internos e sempre cuidando da voz", conta.

Leia também

Entre um evento e outro, as técnicas vocais usadas por Highlander envolvem uma série de movimentos fisiológicos, ordenados e sistematizados, utilizados para a finalidade artística. "Bebo muita água e, para hidratar as pregas vocais, faço nebulização, seguido de exercícios próprios para o melhoramento da voz".

O fonoaudiólogo Geová Amorim defende que o cantor precisa se conscientizar da importância de cuidar do seu instrumento vocal, adotando um programa de treino vocal diário, não apenas só aquecer e desaquecer a voz pré e pós-apresentações.

"Só o aquecimento e desaquecimento vocal não são suficientes para a manutenção de uma boa produção vocal, são necessários alguns outros cuidados, tais como: hábitos alimentares saudáveis, prática de atividade física, uma boa noite de sono, boa hidratação direta (inalação) e indireta (ingesta hídrica) e atenção aos hábitos vocais inadequados como pigarro, tabagismo, etilismo, gritos, falar alto e por longos períodos", detalha o especialista.

O cantor, ainda conforme Geová, precisa entender que ele é um atleta da voz. "E, como todo atleta de alta performance, são necessários cuidados especiais. É isso que vai diferenciar um cantor de um bom cantor".

Amorim lembra que o canto é uma atividade de alta demanda de gasto energético e, para se recuperar do grande esforço que faz nas apresentações, o cantor precisa de ilhas de repouso vocal e de uma boa noite de sono, associadas a cuidados vocais específicos.

"O treinamento vocal precisa ser diário e orientado por um profissional especialista em voz, por meio de exercícios vocais que serão direcionados de acordo com o grau de condicionamento vocal, estilo de canto e demanda vocal", reforça.

Geová diz que é possível cantar por horas sem comprometer a função vocal, mas é preciso foco, disciplina e treino.

"Todo cantor precisa ser acompanhado por um otorrinolaringologista, professor de canto e um fonoaudiólogo especialista em voz para manter a saúde e longevidade da sua voz", finaliza.

DIA DO MÚSICO

O Dia do Músico é comemorado, anualmente, em 22 de novembro. Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos. Também é celebrado no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil.


				
					Dia do Músico: com retomada dos shows, fonoaudiólogo diz que treinamento vocal auxilia cantores no cumprimento da agenda
Cantor e compositor Highlander. Divulgação

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas