Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > BRASIL

Servidores voltam a denunciar falta de doses em frascos de vacina contra Covid-19 em GO

Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás explicou que os casos estão sendo reportados ao Ministério da Saúde

Durante retomada da aplicação de primeiras doses de vacinas contra Covid-19 em Goiânia, servidores da Saúde notaram novamente frascos de CoronaVac com menos de dez doses, que é o padrão descrito no rótulo. Em Goiás, a primeira denúncia desse problema foi feita em reunião com o governo estadual e os gestores locais foram orientados a notificar o Ministério da Saúde (MS). Outros estados também relataram situações similares.

Neste sábado (17), a técnica em enfermagem Antônia Bastos Silva estava trabalhando na aplicação das vacinas quando notou o problema em um dos frascos. “Foram aspiradas nove doses. Sobrou um restante aqui, mas não vai dar as dez. A gente faz o controle com a seringas e anotações”, contou.

Leia também

A questão foi levantada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Goiás (Cosems) inicialmente no último dia 8 de abril. Na ocasião, a presidente do órgão, Verônica Savantim, disse que recebeu relatos de frascos com nove, oito e até sete doses ao invés de dez. Até esta data, Goiânia já havia contabilizado mais de 4 mil doses "perdidas".

Após essas denúncias, o Instituto Butantan anunciou que iria revisar a bula da vacina CoronaVac, mas que o uso de seringas e agulhas não recomendadas potencializa a perda do imunizante.

Superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim detalhou que o problema foi notado principalmente nos lotes de imunizantes que chegaram recentemente, mas que os profissionais e os equipamentos usados são os mesmos desde o início da campanha de vacinação.

“Mesmo usando as mesmas seringas e praticamente as mesmas equipes, nesse período, principalmente nas últimas remessas, houve maior relato de menor número de doses por frasco. O MS pontuou que vai ser feita uma inspeção junto à Anvisa. Já tem data agendada para que isso seja verificado”, detalhou.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) explicou que, “ao longo dos últimos dias, o estado foi informado por diversas cidades sobre frascos com menos doses”. No entanto, a pasta não especifica quantos municípios relataram esse problema.

A SES disse ainda que as queixas foram repassadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao MS.

Menos doses pelo Brasil

Além das denúncias de cidades goianas, o problema também foi relatado em municípios de outros estados e regiões.

Salvador informou que recebeu cerca de 21.400 frascos da vacina Coronavac com rendimento inferior ao descrito no rótulo. No Paraná, pelo menos sete prefeituras identificaram a mesma situação. A questão também foi registrada em algumas cidades do Tocantins.

Por meio de nota, o MS informou que “orienta que estados e municípios registrem no formulário técnico quando não for possível aspirar o total de doses declaradas nos rótulos das vacinas” e que a Anvisa está investigando as denúncias.

Em posicionamento enviado ao G1 na última terça-feira (13), a Anvisa havia explicado que os relatos estão sendo apurados e que “todas as hipóteses estão sendo avaliadas para que se verifique a origem do problema e não haja prejuízos à vacinação em curso no país”.

Ainda conforme o comunicado, não é possível “antecipar outros detalhes com a investigação ainda em curso”.

Vacinação em Goiás

Goiás recebeu 1.557.880 doses de vacinas para imunizar os grupos prioritários contra a Covid-19, sendo 1.222.430 da CoronaVac e 335.450 da AstraZeneca, até 17 de abril de 2021.

A SES tem registrado que foram aplicadas em Goiás 720.283 primeiras doses e 231.245 reforços até sábado.

Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que já foram atendidos três grupos preconizados pelo Ministério da Saúde com total de 303.674 doses aplicadas. Desse total, 208.973 foram as primeiras aplicações e 94.701 foram os reforços.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas