Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Ministério da Saúde autoriza abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica para tratamento de Covid-19 em Alagoas

Oferta será para o Hospital da Mulher; autorização se dá após o Estado registrar 15 infecções em bebês na Santa Mônica

O Ministério da Saúde (MS) autorizou o Estado de Alagoas a abrir 10 novos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] pediátrica para atendimento exclusivo aos pacientes graves com Covid-19. A oferta será para o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, em Maceió, que só presta assistência às demandas de coronavírus desde o início da pandemia.

De acordo com a União, a gestão destes novos leitos será de inteira responsabilidade do Governo do Estado. Por mês, o serviço vai custar R$ 480 mil por mês, valor que será repassado pelo Governo Federal. A abertura tem caráter excepcional e temporário.

Leia também

O Hospital da Mulher é uma extensão da Maternidade Escola Santa Mônica, que atende gestantes de alto risco. Recentemente, a unidade registrou a contaminação de 15 bebês pelo coronavírus. No começo desta semana, por sua vez, a maternidade informou que todos se recuperaram.

Durante sessão na Assembleia Legislativa (ALE), a deputada estadual Jó Pereira (MDB) criticou o Estado pela ausência de uma ala específica para separar os pacientes infectados dos demais e sugeriu, inclusive, que o setor fosse aberto no Hospital da Mulher.

A autorização do Ministério da Saúde foi divulgada nessa terça-feira (30) e, até agora, o Estado não informou quando estes novos leitos de UTI pediátrica Covid-19 serão instalados na unidade hospitalar.

Na mesma portaria, o ministro Marcelo Queiroga autorizou mais 967 leitos de UTI adulto e 34 de UTI pediátrica, beneficiando 14 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo). O valor do repasse mensal será de mais de R$ 48 milhões, retroativo à competência de março.

O órgão ministerial reforçou que “tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da Covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença. A autorização de leitos de UTI Covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários”.

SECRETARIAS FAZEM PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO

Segundo o Ministério da Saúde, o pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades.

Para a autorização, basta que Estados e Municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS, observando os requisitos necessários. Os critérios são objetivos, para dar celeridade e legalidade ao processo e garantir o recurso necessário o mais rápido possível.

Dentre os aspectos observados nas solicitações de autorização, estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas