Santuário lança festa dos 90 anos do Cristo Redentor
Festa principal acontecerá entre 9 e 17 de outubro na Marquês de Sapucaí e terá como tema o Desenvolvimento Sustentável. Outras atividades estão previstas ao longo do ano
O Santuário do Cristo Redentor lançou oficialmente nesta segunda (1º), aniversário do Rio de Janeiro, a festa dos 90 anos do local. A comemoração principal acontecerá entre 9 e 17 de outubro na Marquês de Sapucaí e terá como tema o Desenvolvimento Sustentável. Mas ao longo do ano, estão previstas outras atividades para celebrar a data.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A cidade do Rio completa nesta segunda 456 anos. Já o Cristo Redentor foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931.
Leia também
O governador em exercício do estado, Cláudio Castro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o ministro do Turismo, Gilson Machado, o presidente da Embratur, Carlos Brito, o senador Flavio Bolsonaro (Republicanos), e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicano), participam da cerimônia de anúncio do calendário das celebrações.
O evento também conta com a presença do cardeal Dom Orani Tempesta e o reitor do santuário do Cristo Redentor, Padre Omar.


Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira
Castro afirmou que espera uma festa com a maior parte da população imunizada e que as comemorações marquem a retomada da economia.
"Tivemos uma perda de emprego recorde, infelizmente não conseguimos manter grande parte dos empregos, mas tivemos uma grande retomada no fim do ano”, disse.
Já o prefeito disse que o monumento serve de inspiração aos cariocas.
“O Rio passou por momentos difíceis. O mundo passa por momentos difíceis e o Cristo nos inspira para superar as dificuldades da cidade, do estado e do país”, afirmou Paes.
Sem máscara, o ministro Gilson Machado destacou que o turismo tem um pequena participação no PIB brasileiro na comparação com outros países, como a Espanha.
Ele afirmou que, por isso, acredita que o setor tenha possibilidade de crescimento. E destacou que, depois da pandemia, o Rio receberá investimentos no setor de cruzeiros.
As ações pelos 90 anos do Cristo abrangem os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas.
Segundo Padre Omar, a festa mostrará a necessidade de integração entre cariocas e outros setores da sociedade.
“Impossível pensar no desenvolvimento da nossa sociedade sem a sustentabilidade”, contou o sacerdote.
Ele falou que espera que todos estejam imunizados contra a Covid-19 até a festa oficial.
“Se Deus quiser estaremos todos vacinados até outubro para participar”.
Antes das celebrações oficiais, outros eventos estão previstos. Entre eles o "Dia da Geral", que será realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. Será um grande mutirão de limpeza da cidade envolvendo a população e contando com o apoio das paróquias.
Além do turismo
Administrado pela Arquidiocese do Rio, os eventos relacionados também têm como objetivo reforçar a ideia do local como mais do que um ponto turístico, mas um santuário da igreja católica que recebe peregrinos o ano inteiro.
Atrações musicais
Entre os dias 9 e 17 de outubro, atrações musicais se apresentarão em um palco na Praça da Apoteose. No line-up estão Jorge Aragão, Denis DJ, Elba Ramalho, Maestro João Carlos Martins e Elymar Santos, entre outros. O palco também contará com apresentações de escolas de samba do Grupo Especial do Rio.
Outras atividades previstas são a Missa de Ação de Graças pelos 90 anos do Cristo, Cristo Tátil, uma quermesse, uma vila gastronômica, o desafio "Corrida Cristo Redentor", além de uma exposição com imagens de Cristos espalhados pelo Brasil.
Uma peça de teatro também deve contar a história do monumento desde a concepção até hoje.
Está previsto ainda um grande desfile mostrando a diversidade cultural brasileira na Passarela do Samba.
Segundo a Arquidiocese do Rio, todas as atividades acontecerão de acordo com os protocolos internacionais contra a Covid-19.
