Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Polícia do Chile violou direitos humanos, diz ONG

Humans Right Watch publicou um relatório com casos de abusos cometidos por agentes e pediu ao presidente Sebastián Piñera mudanças na forma de atuação

A polícia nacional do Chile cometeu sérias violações de direitos humanos, inclusive assassinatos, ao empregar força para controlar os protestos de rua no país, afirmou a ONG Humans Right Watch em um relatório publicado nesta terça-feira (26).

Representantes da entidade se reuniram com o presidente do país, Sebastián Piñera, e recomendaram uma série de reformas para evitar que a polícia cometa abusos contra manifestantes.

Leia também

A ONG contabilizou 442 constatações de crimes cometidos por policiais que incluem agressões, tratamento cruel, tortura, estupro, assassinatos e tentativas de assassinato.

"Há centenas de relatórios preocupantes por uso excessivo de força nas ruas e abuso de pessoas detidas, incluindo espancamentos brutais e abuso sexual que deveriam ser prontamente investigados para garantir o acesso das vítimas à Justiça", disse José Miguel Vivanco, diretor para as Américas da Human Rights Watch.

Tarifa do metrô

As manifestações começaram no país depois de um anúncio de 30 pesos (R$ 0,17) das tarifas de metrô. No dia 18 de outubro, as manifestações ficaram mais agressivas e, então, o governo decretou estado de emergência e enviou o exército para as ruas.

Presidente chileno suspendeu o aumento na tarifa do metrô, mas os protestos prosseguiram, com uma pauta mais diversificada.

No dia 11 de novembro, a Câmara dos Deputados anunciou um plebiscito, além de votação para ratificar nova Carta Magna. A atual Constituição chilena foi criada no período de Pinochet e sua substituição é uma das demandas dos atuais protestos.

Força excessiva

A ONG diz ter encontrado evidência convincente de que a polícia usou força excessiva para responder aos protestos e feriu milhares de pessoas, mesmo que elas não estivessem em atos de vandalismo.

Os serviços de emergência atenderam 11.564 pessoas durante as manifestações entre os dias 18 de outubro e 22 de novembro. Cerca de 10% tinham ferimentos sérios ou moderados.

A polícia divulgou que, entre os dias 18 de outubro e 20 de novembro, mais de 1.896 agentes foram feridos -127 deles com gravidade.

Mais de 70 pessoas foram entrevistadas pela Human Rights Watch em Santiago e Valparaíso.

A Human Rights Watch também conversou com policiais que foram agredidos, médicos, advogados, acadêmicos, representantes da sociedade civil, autoridades do governo, da Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública e ministros.

Ferimentos nos olhos

Algumas das vítimas tinham sido feridas por pequenas balas de chumbo, outros sofreram abusos por parte de policiais nas ruas ou delegacias.

O uso das pequenas balas de chumbo, que se espalham ao sair das armas, é causa de preocupação, de acordo com a ONG. Foi por causa delas que mais de 220 pessoas foram feridas nos olhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 16 perderam visão de um olho, e 34 podem ficar cegos -será preciso fazer um novo diagnóstico daqui a três meses.

Mortes de 26 pessoas

A Procuradoria investiga 26 mortes. Entre elas, a de um manifestante que morreu depois de apanhar da polícia na rua, três que foram atingidos por munição da polícia e um que foi atropelado por um veículo da Marinha.

Um manifestante teve um ataque cardíaco e não recebeu atendimento médico adequado porque a polícia estava usando armas e não permitiu que alguém se aproximasse, segundo a ONG.

De acordo com a Human Rights Watch, a Procuradoria ainda investiga duas mortes que aconteceram com pessoas detidas, e que, de acordo com a polícia, foram suicídios.

Ao menos outros 18 morreram em incêndios durante saques, foram atropelados por carros particulares ou morreram por outros motivos que ainda não ficaram claros.

A policia deteve mais de 15 mil pessoas.

Outro problema é a revista: policiais forçaram detentos, inclusive crianças, a se despir e se agachar em delegacias -uma prática banida por protocolos da própria polícia em março de 2019, antes dos protestos.

Aparentemente, a chance de uma mulher ou menina ser obrigada a se despir é maior do que a dos homens, de acordo com a Human Rights Watch.

O Ministério Público abriu inquéritos por abusos supostamente cometidos em 2.278 pessoas, e há 203 agentes de segurança implicados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas