Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Fila de testes de coronavírus parados em SP cai para 2.600 amostras, diz governo

De acordo com a gestão estadual, a previsão é a de que a fila de exames seja zerada até o fim do mês de abril

A fila de testes de coronavírus que aguardam análise no estado de São Paulo caiu para 2.600 amostras nesta terça-feira (21), segundo informações o governo do Estado. De acordo com a gestão estadual, a previsão é a de que a fila de exames seja zerada até o fim do mês de abril.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Os testes são processados pela Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 de São Paulo, coordenada pelo Instituto Butantan, que conta com 38 laboratórios habilitados, entre públicos, privados e universitários, incluindo uma unidade do próprio Butantan. Na segunda-feira (20), o número de amostras represadas era de 4,1 mil, mas esse valor chegou a ultrapassar 17 mil exames na fila na semana passada.

Leia também

De acordo com o governo, a rede pública de laboratórios já está conseguindo processar em torno de 2 mil testes por dia e apenas nesta segunda-feira (20) foram processadas e liberadas 3,7 mil amostras. Segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, em média, chegam aos laboratórios 1.800 exames para análise. Entretanto, Dimas ressalta que muitas amostras estão chegando com problemas ou por falha na coleta de material ou por contaminação durante o armazenamento ou transporte até os laboratórios.

Para dar conta da demanda acumulada, o instituto comprou 1,3 milhão de testes importados da Coréia do Sul e a última remessa chegou na manhã do último sábado (18). O investimento total para a implantação da plataforma paulista de exames da Covid-19 foi de R$ 85 milhões, de acordo com o governo paulista.

Shorts Youtube
Play
Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Play
Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Play
Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Play
Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Nos cálculos do Butantan, quando a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 estiver operando em plena capacidade, o que está previsto para a segunda quinzena de maio, será possível fazer até 8 mil exames do tipo RT-PCR por dia, com resultados liberados em até 48 horas a partir da chegada das amostras nos laboratórios.

A realização dos testes é fundamental para dimensionar corretamente a evolução da pandemia, mas o governo tem tido dificuldades para conseguir kits e processar toda a demanda. São Paulo tem 42% dos casos de Covid-19 no país, com 1.037 mortes e 14.580 pacientes com coronavírus confirmado. Até o momento o Estado de S. Paulo realizou 31,2 mil exames para casos suspeitos de Covid-19.

Rede de análise

Embora a plataforma de laboratórios inclua 38 instituições, entre públicas e privadas, o atraso nos exames se concentra nas amostras enviadas para a rede pública, especialmente para o Instituto Adolfo Lutz.

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) chegou a denunciar o Instituto Adolfo Lutz ao Ministério Público e à Secretaria de Estado de Saúde por indícios de irregularidades no armazenamento de mais de 20 mil amostras que aguardavam testes de coronavírus.

O atraso nos exames na rede pública provoca uma discrepância entre o número de confirmações nos diferentes bairros da cidade. O Morumbi, onde boa parte da população tem acesso à rede privada, é o distrito com mais casos confirmados de Covid-19 na cidade. Apesar disso, o bairro com mais mortes pela doença é a Brasilândia, onde há um número muito menor de casos confirmados.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas