Faltam alguns capítulos para Anna (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede) viverem felizes para sempre. Enquanto esse dia não chega, o casal foge de Thomas (Gabriel Braga Nunes), em Novo Mundo. O vilão, que descobriu por Patrício (André Dias) o paradeiro dos dois em Santos, vai ao local com a polícia, porém, é surpreendido com mais uma reviravolta do ex-secretário do príncipe.
Ouvindo a sua intuição, a professora apressa Joaquim para irem embora do Brasil e começarem vida nova em Portugal, ao lado de Quinzinho (Theo de Almeida) e Vitoria.
Leia também
"Tenho tido sonhos ruins com Thomas, sei que ele não vai desistir de nos procurar. Tenho certeza que virá atrás de nós. Precisamos ir embora do Brasil o quanto antes", diz ela a Joaquim, que a tranquiliza.
Ele comenta que partirão no próximo navio e já têm identidades falsas. A partir de agora são o casal Antenor e Antônia Valadares.
Thomas, que não vê a hora de dar um fim no rival e capturar Anna e Vitoria, já está na estrada a caminho de Santos. Ele orienta os policiais a não pouparem esforços e recomenda que façam o que for preciso.
No dia da partida, já com tudo pronto, Olinto (Daniel Dantas) dá falta de Quinzinho e vai ao jardim procurá-lo. Ele vê Thomas chegando com a tropa e alerta Joaquim e Anna.
"Você vai fugir com as crianças e eu vou me entregar", decide Joaquim, que espera o vilão em casa.
"Muito bem, Joaquim, vai me impedir de resgatar Anna? Eu terei sempre a desculpa que atirei em você para salvar a vida de minha esposa", irrompe Thomas.
Eles brigam e Joaquim, como bom ator que é, encena que Anna está trancada no quarto. O comandante inglês invade o cômodo e não vê ninguém. Um dos policiais avista uma mulher fugindo com uma criança e Thomas deduz que seja a sua foragida. No entanto, é mais uma parte do plano. O vilão intercepta a carroça e dá de cara com a empregada de Bonifácio (Felipe Camargo) e seu filho.
Enquanto isso, Anna, Olinto, Quinzinho e Vitoria estão bem longe das vistas de Thomas e partem de volta a Corte.