Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Alunos acusam professor de usar máscara preta para simular paciente pobre

Faculdade diz repudiar atitudes de 'cunho racista'. Ronald é médico da Santa Casa de SP.

O professor de medicina Ronald Sergio Pallotta Filho usou uma máscara preta para mostrar aos alunos de 1º ano do curso de Ciências Médicas da Santa Casa, em São Paulo, como se relacionar com pacientes pobres no consultório, segundo os estudantes. A prática conhecida como "blackface" é considerada racista e ocorreu durante aula ministrada na terça-feira (6), pela internet (veja vídeo acima).

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo afirmou que repudia a "ação de cunho racista" e determinou abertura de sindicância (leia nota completa abaixo). O G1 entrou em contato com o professor, mas ainda não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem.

Leia também

Os alunos filmaram a tela do computador com a demonstração teatral do professor. Na imagem é possível ver que o médico usa uma máscara preta e fala de forma jocosa simulando um paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Eu não como essas comidas de fraco aqui do SUS, não, sabe? Eu não como, não. Eu como comida de macho, de macho. Você está entendendo?"

Shorts Youtube
Play
Jovem morre em acidente de moto em Girau do Ponciano

Jovem morre em acidente de moto em Girau do Ponciano

Play
Sesc Alagoas oferta exames para mulheres no Shopping Miramar

Sesc Alagoas oferta exames para mulheres no Shopping Miramar

Play
Julgamento do caso Kleber Malaquias é adiado

Julgamento do caso Kleber Malaquias é adiado

Play
Caminhão danifica poste e deixa região sem energia

Caminhão danifica poste e deixa região sem energia

Play
Convenções partidárias começam e abrem fase decisiva na corrida eleitoral de 2026

Convenções partidárias começam e abrem fase decisiva na corrida eleitoral de 2026

Os alunos preparam uma representação formal para o Núcleo de Direitos Humanos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Eles também querem levar o caso ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp).

O tema da aula, segundo os alunos, é propedêutica (ensinamentos básicos e preliminares de uma disciplina). De acordo com um aluno, o objetivo da aula é mostrar como a boa relação entre médico e paciente pode facilitar um diagnóstico.

"O paciente não tem conhecimento técnico de um médico, mas é justamente o médico que pode facilitar esse entendimento, uma boa consulta facilita o entendimento do que o paciente está sentindo e permitir que se chegue ao diagnóstico e prescrição do tratamento adequado", disse um médico residente, que não quer se identificar por temer perseguição por parte do professor.

"Ele dá aula de medicina, de propedêutica, para alunos de 1º e 2º ano e faz uma coisa dessas? Ele também é médico do maior hospital filantrópico da América Latina, será que isso está em concordância com o tipo de atendimento que é feito na Santa Casa?", disse uma médica residente, que prefere não se identificar por temer represálias.

Ainda segundo ela, o médico é conhecido pela falta de educação no trato com os colegas e residentes. "Ele é muito arrogante e autoritário. Não aceita ser questionado, mesmo quando não está sendo questionado, basta fazer alguma argumentação técnica que ele perde a compostura", disse ela.

O G1 ouviu outro médico residente que relatou abuso de autoridade. "Em um ambiente de pronto-socorro ele exige, da forma mais rude possível, imediatismo em questões burocráticas do atual plantão e de plantões passados. Esse tipo de atitude abusiva e grosseira dele é corriqueira".

Esses e outros questionamentos sobre a conduta médica por parte de Ronald foram levados para a Comissão de Residência Médica (Coreme).

Em nota, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo disse que "repudia veementemente qualquer ação de cunho racista ou preconceituoso. Ciente do vídeo mencionado, a instituição determinou a abertura de uma sindicância interna para apuração dos fatos que pode resultar no afastamento do médico envolvido. A sindicância ocorrerá no âmbito do nosso núcleo de direitos humanos em que será garantido o direito do contraditório."

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo declarou em nota que "o profissional citado é médico na instituição. "Verificamos junto a Coreme [Comissão de Residência Médica] e não houve o recebimento de denúncias. Abriremos uma investigação interna sobre o caso relatado, pois até o presente momento desconhecíamos o teor desta denúncia. A Santa Casa de São Paulo repudia qualquer tipo de atitude discriminatória, machista e sexista."

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas