Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sindjornal cobra retratação de Renan Filho por ataques a jornalista em coletiva

Na avaliação da entidade, em vez de responder aos questionamentos, governador optou por ofensas ao profissional

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal) emitiu, na tarde desta terça-feira (6), uma nota contra o ataque que o jornalista Arnaldo Ferreira, repórter da Gazeta de Alagoas, sofreu do governador Renan Filho (MDB) durante uma coletiva de imprensa ao ser perguntado sobre denúncias apresentadas pelo Sindicato dos Agentes da Polícia Civil de Alagoas (Sindpol).

Logo após o ataque, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) também prestou solidariedade publicamente ao repórter e reafirmou as denúncias do cenário caótico enfrentado pelos agentes nas delegacias.

Leia também

Na nota, o Sindjornal manifesta solidariedade ao jornalista e cobra retratação de Renan Filho "pelos ataques ofensivos e desnecessários dirigidos ao profissional no exercício de suas funções, durante entrevista coletiva em que o governo do Estado apresentou dados sobre o combate aos crimes de violência em Alagoas".

A expressão utilizada pelo governador de que Arnaldo Ferreira - que tem 40 anos de atuação no jornalismo e passagem em diversos veículos pelo Brasil -, de "estar com esporas na barriga e rédeas na cabeça", também foi duramente criticada pela entidade e que o objetivo de Renan Filho naquele momento era intimidar e "tentar desqualificar um profissional com mais de 40 anos de experiência e uma trajetória de sucesso no jornalismo brasileiro. E esse tipo de comportamento é extremamente danoso ao jornalismo livre e independente que prega o próprio governador".

Sindicato entende que as perguntas feitas pelo repórter ao governador - de forma respeitosa e profissional - eram pertinentes à composição do material jornalístico em pauta, e era dever do gestor responder com clareza e equilíbrio, prestando contas da sua gestão na área específica da segurança, com dados jornalísticos, e não com julgamentos do papel exercido pelo profissional, na empresa onde trabalha.

"O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, defensor, desde sempre, da liberdade de imprensa e da discussão ampla sobre o controle da informação como princípios da democracia, vai sempre se posicionar em defesa dos profissionais, em qualquer circunstância que configure tentativa de intimidação ou que crie embaraços ao exercício do bom jornalismo - livre de mordaças e de qualquer controle - seja dos donos da empresa ou de qualquer exercício de poder", conclui a nota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas