Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Primeira trans na Superliga, Tiffany estreia e São Caetano bate Vôlei Bauru

Duelo no Panela de Pressão, em Bauru, marca primeira partida da história de uma transexual na elite do vôlei brasileiro

O dia foi histórico para o vôlei brasileiro. Neste domingo, a ponteira/oposta Tiffany Abreu, do Vôlei Bauru, tornou-se a primeira transexual brasileira a entrar em quadra em uma partida válida pela elite do vôlei nacional, na vitória do São Caetano por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 17/25, 22/25, 25/23 e 13/15, em confronto disputado no ginásio Panela de Pressão, em Bauru, com mais de duas horas de duração.

A goiana Tiffany, que prefere não ter o seu nome de nascimento maencionado, foi liberada para atuar após decisão comissão médica da CBV na noite da última sexta-feira. Aos 33 anos, a jogadora disputou a Superliga masculina no Brasil por Juiz de Fora e Foz do Iguaçu, além de outros campeonatos entre os homens antes de fazer a transição de gênero. No início de 2017, a ponteira recebeu a permissão da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para competir profissionalmente entre as mulheres. Desde 2016, o COI (Comitê Olímpico Internacional) permite a participação de homens em competições femininas, mas com a testosterona controlada. Não há necessidade de cirurgia de mudança de sexo.

Leia também

A vitória, além de manter o São Caetano na oitava colocação ao término do primeiro turno, garante o time na disputa da Copa do Brasil, competição que reúne os oito melhores times do primeiro turno da Superliga e que será realizada na próxima semana. As datas e confrontos ainda serão divulgados pela CBV.

O jogo

Em um primeiro set disputado, o Vôlei Bauru chegou a ver São Caetano abrir dois pontos de vantagem e liderar boa parte do período. Porém, foi Tiffany entrar em quadra e marcar dois pontos em sequência para ajudar o Bauru a abrir quatro pontos de vantagem e vencer o set por 25 a 22.

O segundo set teve maior domínio do Bauru, mas o São Caetano conseguiu a virada e chegou a abrir quatro pontos de vantagem. Novamente com Tiffany em quadra, as donas da casa encostaram no placar, mas sem conseguir reverter o resultado final do set: 25 a 17 para o São Caetano.

No terceiro set, o São Caetano dominou do começo ao fim e não encontrou dificuldades para vencer o período e virar a partida: 25 a 22.

No quarto set, o time do ABC manteve o bom ritmo, ficou à frente no placar durante a maior parte do período, mas viu o Bauru arrancar no final, empatar o jogo e levar a decisão para o tie-break: 25 a 23.

Tiffany teve boa estreia, mas não evitou derrota do Bauru no Panela de Pressão  (Foto: Neide Carlos/ Vôlei Bauru) Tiffany teve boa estreia, mas não evitou derrota do Bauru no Panela de Pressão  (Foto: Neide Carlos/ Vôlei Bauru)

No set desempate, o equilíbrio entre ataque e defesa do São Caetano foi determinante para a vitórioa do time do ABC no tie-break e no jogo: 15 a 13.

FICHA TÉCNICA

Vôlei Bauru: Venegas; Juma, Paula Pequeno, Valquíria, Andressa Picussa, Dayse e Palacio. Entraram: Ju Carrijo, Angélica e Tiffany. Técnico: Fernando Bonatto.

São Caetano: Andressa; Lyara, Talia, Fernanda Tomé, Sonaly, Camila Paracatu e Mimi Sosa. Entraram: Sabrina e Nayr

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X