Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Hospitais não recebem incentivos e ameaçam colapso no atendimento pelo SUS em AL

Sesau justifica que processos estão sendo auditados antes da verba ser liberada

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas pode sofrer um colapso nos próximos dias. É o que alerta o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Alagoas (Sindhospital). Por meio de nota, a direção da entidade revela que parte das unidades que atende estes pacientes não recebe incentivos do governo do Estado desde janeiro e, em decorrência disso, pode suspender as atividades a qualquer momento.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

O presidente do Sindhospital, médico Glauco Manso, informa que apenas alguns hospitais de grande porte e que fazem atendimentos pelo SUS em Alagoas estão com repasse em dia. A verba é disponibilizada mensalmente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Os demais estabelecimentos ainda não receberam o dinheiro e ameaçam suspender as entradas pelo sistema público.

Leia também

Na nota, o sindicato revela ter recebido inúmeras reclamações dos hospitais ditos prejudicados (não receberam o incentivo). A entidade não revela quais unidades estariam nesta condição. Pelo histórico de problemas semelhantes, seriam os filantrópicos. O documento à imprensa ainda reforça que o colapso no atendimento é iminente.

"Caso ocorra uma paralisação no atendimento, quem mais sofre com isso é a população carente", declara o médico Glauco Manso, presidente do Sindhospital.

Shorts Youtube
Play
Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Influenciador é preso em operação contra o Comando Vermelho

Play
Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Jovem é encontrado morto em terreno baldio no bairro Cleto Marques

Play
Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Defensoria cobra solução para atrasos na coleta de lixo em Maceió

Play
Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Operação prende 9 suspeitos e influenciador PTK em Alagoas

Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Versão do Estado

Também por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclareceu que o pagamento dos Termos de Compromisso e Contratualizações é feito depois que a Superintendência de Auditoria, Controle e Regulação (Suraud) consolida e audita a produção das unidades hospitalares. Ou seja, uma auditoria estaria sendo feita nos processos para, então, o dinheiro ser liberado.

"Com isso, a produção referente ao mês anterior, que é apresentada pelos hospitais filantrópicos e particulares no mês subsequente, necessita ser auditada, visando comprovar o cumprimento das metas pactuadas, para que o pagamento venha a ser liberado, respeitando os princípios da transparência e lisura com os recursos públicos", justifica.

Quanto à questão dos pagamentos de fornecedores, a Sesau informa que todos os processos estão sendo analisados pelas áreas responsáveis e pelo Núcleo Interno da Procuradoria Geral do Estado (PGE), além de auditados pela Controladoria Interna. A nota informa, também, que dos 5.840 processos destinados a auditoria, 1.280 já foram auditados e 563 tiveram seus valores pagos, por não terem sido encontradas inconformidades.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas