Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > INTERNACIONAL

Hamilton vacila, Vettel ameaça, mas é Rosberg quem vence GP da Austrália

F1 abre temporada com movimentada corrida em Melbourne. Massa chega em 5º, e Nasr, em 15º. Alonso capota. Haas impressiona com 6º lugar de Grosjean

Engana-se quem pensa que a dobradinha daMercedesno GP da Austrália, comNico Rosberg em primeiro e Lewis Hamilton em segundo, indica mais um ano de vida fácil para as Flechas de Prata na Fórmula 1. Em uma corrida que abriu a temporada 2016 em grande estilo,Sebastian Vettelmostrou que poderá muito trabalho com sua Ferrari. Partindo da terceira posição no grid, o tetracampeão mundial largou muito bem, driblou a dupla da Mercedes nos primeiros metros e assumiu a ponta da corrida.

A vitória do ferrarista parecia encaminhada, não fosse um "pulo do gato" da escuderia rival durante a interrupção da corrida em decorrência de umaassustadora capotagem de Fernando Alonso, da McLaren, na 18ª volta. Na relargada, a Mercedes mandou Rosberg para a pista com pneus médios e economizou um pit stop, enquanto Vettel optou pelos supermacios, precisou fazer mais uma parada e acabou terminando em 3º. Hamilton, que liderou todos os treinos livres e fez a pole position, chegou a cair para 6º na largada, mas se recuperou e ainda terminou em 2º, segurando a pressão de Vettel. Já Kimi Raikkonen figurou em 2º, mas precisou abandonar ao ver sua Ferrari apresentar problemas e ter um princípio de incêndio.

Leia também

Felipe Massa largou em sexto e levou a Williams ao quinto lugar, atrás do ídolo local, Daniel Ricciardo, o quarto. O brasileiro terminou três posições à frente de seu parceiro de equipe, Valtteri Bottas, o oitavo. Já Felipe Nasr sofreu com o lento carro da Sauber e foi apenas o 15º colocado. A grande surpresa da corrida foi a Haas, com o sexto lugar de Romain Grosjean. Apostando em uma estratégia de apenas uma parada, o francês conseguiu imprimir um bom ritmo e fazer a equipe americana estrear com pontos na F1. Nico Hulkenberg (Force India), Carlos Sainz Jr. (STR) e Max Verstappen (STR) completaram a zona de pontuação.

Fernando Alonso capota, e McLaren fica destruída

O outro carro da Haas, de Esteban Gutiérrez, se envolveu no impressionante acidente de Fernando Alonso. O espanhol bateu forte no muro após tocar no mexicano e parou com o carro de cabeça para baixo. Apesar da McLaren ter ficado completamente destruída, ele não se machucou.A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas com o GP do Bahrein, no dia 3 de abril.

A partir deste ano a largada da F1 passou a ser mais "humana", graças a uma mudança no sistema de embreagem dos carros. A novidade provocou muitas surpresas nesta primeira prova. O pole position Hamilton teve dificuldades e demorou a tracionar. Vettel arrancou muito bem, se meteu entre as Mercedes e assumiu a ponta. Raikkonen se aproveitou de um toque entre o britânico e Rosberg na primeira curva e pulou para segundo. Com o incidente, Hamilton ainda perdeu mais duas posições, para Verstappen e Massa, e caiu para sexto. Nasr ganhou uma colocação e passou de 17º para 16º.

Tentando minimizar o prejuízo, Hamilton teve trabalho com Massa e demorou quatro voltas para tomar o quinto lugar. Na sequência, o britânico não conseguiu passar a STR de Verstappen até que o holandês fosse para os boxes. Já o brasileiro não conseguiu segurar Ricciardo e caiu para sétimo. Enquanto isso, Vettel aproveitava para abrir uma pequena vantagem na liderança.

A Mercedes decidiu antecipar o primeiro pit stop de Rosberg para tentar surpreender a Ferrari. A medida surtiu efeito só com relação a Raikkonen, já que a escuderia italiana chamou Vettel para os boxes na sequência e o devolveu na liderança. Hamilton foi para os boxes voltas depois e retornou em sétimo.

Forte acidente de Alonso interrompe corrida

Na 18ª volta, Fernando Alonso levou um susto daqueles. O espanhol tocou traseira na Haas de Esteban Gutiérrez durante uma tentativa de ultrapassagem e decolou. O carro de Alonso bateu no muro lateral, capotou e foi parar na barreira de pneus do outro lado da brita da curva 3 do Circuito de Albert Park. A McLaren ficou completamente destruída. Com o carro de cabeça para baixo, o bicampeão mundial precisou rastejar para sair do cockpit. Alonso deixou o carro aparentando sentir dores, mas apesar da imagem impressionante, não sofreu lesões graves. O mexicano Gutiérrez também não se machucou.

Mercedes acerta na estratégia durante paralisação da corrida 

A corrida precisou ser interrompida com bandeira vermelha por pouco mais de 20 minutos para a limpeza da pista, que ficou completa de destroços. Durante a paralisação, os pilotos puderam trocar de pneus. E foi aí que a Mercedes deu um "nó tático" na Ferrari. Vettel colocou um novo jogo de pneus supermacios (vermelho) e não conseguira ir até o final sem fazer mais um pit stop. Já Rosberg optou pelos médios (branco), assim como Hamilton, mirando ir até a bandeirada sem parar mais nos boxes. Na relargada, nenhuma mudança nas primeiras posições. Vettel manteve a liderança, seguido de Rosberg, Raikkonen e Ricciardo. Em sétimo, Hamilton, atrás também da dupla da STR, Verstappen e Sainz. Massa aparecia em oitavo, e Nasr em 16º.

É fogo! Ferrari de Kimi Raikkonen tem princípio de incêndio

Na 23ª volta, outro susto. Este em menor escala. A Ferrari de Raikkonen, terceiro colocado, apresentou problemas no motor e o finlandês teve que recolher para os boxes. Ao chegar ao pitlane, o carro começou a pegar fogo, mas os mecânicos controlaram as chamas rapidamente. Com o abandono do "Homem de Gelo", Hamilton subiu para sexto, e Massa para sétimo. A essa altura, Vettel já havia aberto quatro segundos de Rosberg.

Vettel faz mais um pit stop, e Rosberg assume a ponta

Mesmo com pneus médios (branco), Rosberg começou a se aproximar do líder Vettel, de supermacios (vermelho). Na 36ª volta, o alemão da Ferrari fez seu segundo pit stop. Ele colocou um jogo de pneus macios (amarelo), mas perdeu tempo em razão da dificuldade de um dos mecânicos tirar a roda dianteira esquerda e voltou à pista em quarto. Rosberg assumiu a liderança. Com o pit stop de Ricciardo, que estava em segundo, Hamilton, Vettel e Massa subiram uma posição. A dez voltas do fim, o australiano da RBR retomou a posição do brasileiro, para delírio da torcida nas arquibancadas.

Hamilton segura Vettel nas voltas finais

Nas voltas finais, Vettel, de pneus macios (amarelos), conseguiu se aproximar de Hamilton (médios). O alemão chegou a ficar a menos de um segundo do britânico e pôde usar a asa móvel, mas não conseguia colar o suficiente para dar o bote. Na penúltima volta, já com os pneus desgastados, o tetracampeão acabou exagerando, saiu da pista, perdendo qualquer chance de passar o rival. Quem agradeceu foi Hamilton, que teve um alívio na segunda colocação. Lá na frente, Rosberg com 8s de vantagem, cruzava a linha de chegada para abrir a temporada com vitória. Hamilton e Vettel completaram o pódio. Ricciardo fechou em quarto, e Massa, em quinto.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

f1

Relacionadas