Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Maternidade Santa Mônica inicia transferência de gestantes

Com a reforma concluída e entregue no último dia 18, elas foram encaminhadas para o prédio sede, que fica no bairro do Poço

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) iniciou neste sábado (26) a transferência das pacientes internas no Hospital do Açúcar. Com a reforma concluída e entregue no último dia 18, elas foram encaminhadas para o prédio sede, que fica no bairro do Poço.

Para a mudança, a maternidade montou uma logística com profissionais administrativos e de saúde, que se dividiram entre a base de saída e a recepção das na MESM. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), também foi acionado para a transferência das mulheres internas.

Leia também

Além das pacientes, também serão transferidos todos os equipamentos utilizados nesse período em que a maternidade funcionou no Hospital do Açúcar.

Já neste domingo (27) acontece a transferência dos bebês internos na UTI, que estava em funcionamento no Hospital Geral do Estado (HGE). A equipe será integrada pelo Samu Neonatal para garantir maior segurança, em virtude do quadro de saúde dos recém-nascidos.

Com as transferências, a Santa Mônica começa a funcionar exclusivamente na sede a partir de segunda ? a forma de acesso das pacientes será através do Complexo Regulador Assistencial (Cora).

O primeiro atendimento deve ser feito pela maternidade de risco habitual (Hospital Santo Antônio, Maternidade Nossa Senhora Fátima, Nossa Senhora da Guia e Hospital do Açúcar) e apenas as gestantes classificadas como de alto risco serão encaminhadas à Santa Mônica ou Hospital Universitário, de acordo com a disponibilidade de leitos.

Reforma

A reforma da Maternidade Escola Santa Mônica foi entregue no último dia 18, após a unidade ficar dez meses fechada. Além das adequações, o local também passou por uma ampliação, aumentando de 26 para 52 os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).

Além disso, agora são 48 vagas pra gestantes, dez vagas para o Método Canguru e mais seis leitos pré-parto.

A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro, mas, antes do início da solenidade, parte da estrutura montada desabou. Apesar do incidente, ninguém ficou ferido.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas