Podcast
Primeiro transplante de fígado realizado em Alagoas completa um ano
Seis horas de cirurgia marcaram o primeiro transplante de fígado realizado na Santa Casa de Maceió e que completou um ano no último dia 13 de maio. O procedimento está na lista das cirurgias mais complexas do mundo e necessita de uma equipe multidisciplinar bem treinada. A instituição alagoana é a única credenciada pelo Ministério da Saúde para esse tipo de intervenção cirúrgica no Estado.
ÚLTIMOS EPISÓDIOS
Projeto Sorriso de Plantão abre seleção para voluntários
O “Sorriso de Plantão”, projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), executado em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), está com inscrições abertas para o preenchimento de 40 vagas destinadas a todos os estudantes universitários de diversas áreas do conhecimento. Inscrições podem ser feitas até 20 de maio, no site www.sorrisodeplantao.com.br.
População pode denunciar abandonos de terrenos e proprietários podem ser punidos
Principalmente durante o período chuvoso, os terrenos abandonados se tornam problemas de saúde pública. Devido ao acúmulo de vegetação, água parada e o descarte irregular feito pela população, essas áreas podem se tornar focos de dengue ou ajudar na proliferação de animais peçonhentos. Este ano, o órgão recebeu mais de 100 denúncias sobre o assunto.
Febre reumática acomete crianças e é responsável por um terço das cirurgias cardiovasculares no Brasil
Mais comum em crianças e adolescentes em idade escolar, a febre reumática é uma doença inflamatória e autoimune caracterizada por uma reação a uma infecção de garganta causada pela bactéria Streptococcus. Além de comprometer a saúde orofaríngea, a patologia também pode causar danos à saúde da pele, articulações, cérebro e até coração.
Dia Internacional Contra a Homofobia: ações buscam fortalecer a luta pelo respeito e direitos da comunidade LGBTQIA+
O Grupo Gay de Maceió vai promover nos dias 27, 28 e 29 de maio uma série de eventos que buscam fortalecer a luta pelo respeito e direitos da comunidade LGBTQIA+. A programação conta com seminário, shows, a 1ª edição do Prêmio Guerreiros da Diversidade e a 11ª Marcha de Combate à LGBTfobia.