Entenda o que é aracnoidite adesiva, doença rara que levou ao afastamento de apresentadora da TV Gazeta
Âncora do Bom Dia Alagoas fez relato emocionado nesta sexta-feira (16)
O público alagoano que acompanha diariamente as manhãs da TV Gazeta de Alagoas foi surpreendido com o anúncio da apresentadora Sofia Sepreny, que comunicou o seu afastamento temporário do comando do Bom Dia Alagoas para cuidar da saúde. Sofia revelou ter desenvolvido aracnoidite adesiva, uma complicação rara decorrente da anestesia aplicada durante o parto de sua filha, Serena, hoje com 10 meses.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A complicação resultou em uma lesão medular que passou a impactar diretamente sua mobilidade e seu equilíbrio ao vivo, levando-a a tomar a decisão de fazer uma pausa na rotina de quase oito anos no telejornal para focar integralmente em seu tratamento.
Leia também
Em um depoimento emocionante ao encerrar a edição do jornal, a jornalista explicou que vinha enfrentando limitações físicas nos últimos meses, como redução de mobilidade e perda de equilíbrio no estúdio, necessitando muitas vezes do apoio da bancada.
Sofia destacou que seu foco principal agora será a reabilitação por meio de fisioterapia intensiva para recuperar a estabilidade e a marcha. Durante o período de seu afastamento, a apresentação do telejornal matinal segue com o jornalista Raí Torres e com a participação de Isabele Monteiro.


Mudança no Comando de Alagoas: Fábio Bittencourt Assume o Governo

Prefeitura de Maceió envia à Câmara Municipal projeto de Lei Orçamentária Anual

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeita e vice de São Luís do Quitunde

Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeita e vice de São Luís do Quitunde

A ARACNOIDITE ADESIVA
A aracnoidite adesiva é uma condição inflamatória rara que atinge a aracnoide, uma das membranas que cobrem e protegem o sistema nervoso central, incluindo a medula espinhal e o cérebro. Especialistas explicam que, quando essa membrana entra em contato com agentes externos ou sofre reações adversas — a exemplo de intervenções cirúrgicas, infecções ou procedimentos anestésicos na coluna —, o organismo pode desencadear um processo inflamatório severo. Com o tempo, essa inflamação gera cicatrizes teciduais, chamadas de fibrose, que comprimem a medula e os nervos ao redor, desencadeando sequelas neurológicas e dores.
Neurocirurgiões ressaltam que o desenvolvimento dessa inflamação após uma anestesia na coluna é algo extremamente raro, atípico e imprevisível, não sendo considerado uma complicação frequente ou esperada. Embora a raquianestesia seja um procedimento seguro e consolidado na medicina, a reação depende de uma resposta inflamatória exacerbada do próprio organismo do paciente ao estresse ou ao medicamento injetado no espaço próximo à medula. A doença ganhou projeção nacional em anos anteriores ao afetar também a jovem atriz Mabel Calzolari, que enfrentou a mesma condição após dar à luz.
Os sintomas da doença variam conforme a localização e a gravidade da inflamação, manifestando-se comumente por meio de dores intensas nas costas que podem irradiar para os membros, fraqueza muscular, alterações de sensibilidade e dificuldades de locomoção. O diagnóstico é confirmado por exames de imagem, como a ressonância magnética, e o tratamento é individualizado, podendo envolver medicamentos analgésicos e corticoides, sessões contínuas de fisioterapia e reabilitação motora e, em casos mais graves de compressão nervosa, cirurgias de descompressão.
