Foi da necessidade de combater o assédio e a violência de gênero contra mulheres que nasceu a Sandora, em 2022, startup de Meline Lopes, que hoje conta com uma solução que utiliza Inteligência Artificial, a Sandy, para ajudar mulheres a reconhecerem situações de assédio e violência e, a partir daí, escolher a forma mais segura com a qual ela vai se relacionar com determinada situação.
A Sandora é uma das 30 empresas subvencionadas pelo Governo de Alagoas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), que participa de uma feira de negócios montada dentro do Trakto Show, no Centro de Convenções, em Maceió, que começou na quinta-feira (01) e segue até o próximo sábado (03).
Leia também
“Esperamos aqui no Trakto Show apresentar a Sandora para o maior número possível de pessoas. Já fiz alguns contatos valiosos. Participar de eventos desta natureza tem sido fundamental para o nosso negócio, uma vez que estas oportunidades são uma grande vitrine, para que possamos fortalecer relações, ser vistos e lembrados e, assim, gerar mais contratos”, afirma Lopes.
Assim como a Sandora, foi através do Programa Centelha, iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e executado em Alagoas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que nasceu a Estampa Pop, de Gustavo Boroni, com a premissa de materializar a Economia Criativa, transformando design em produtos.
"O marketplace da Estampa Pop oferece tecnologia para atuar na gestão de imagem, comercialização, divulgação e valorização dos artistas, se configurando como uma excelente opção para influenciadores, artistas e outros profissionais que querem concentrar seus esforços na criação de produtos exclusivos com estampas autorais, e receberem participações nas vendas”, explica Boroni.
De acordo com Boroni, estar em um evento como Trakto Show é uma oportunidade de impulsionar seu negócio. "Imaginar que o Trakto foi a primeira solução web da América Latina voltada para design, e a Estampa Pop foi beber nessa fonte também, abraçando o artista e oferecendo uma plataforma 100% web, inclusiva e gratuita, para transformar ideias em negócios”, conclui.
De acordo com Pollyana Martins, analista de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapeal, as startups presentes no evento estão no processo de Graduação, que seria a finalização da participação no Programa Centelha, e o momento é de mostrar as soluções desenvolvidas para o mercado.
“Não há lugar melhor para apresentar as soluções desenvolvidas por essas startups alagoanas do que o Trakto Show, que tem um público totalmente interessado em inovação e novas tecnologias. É o match perfeito. Para as startups, é a realização de um sonho, porque é um grande evento, que traz pessoas de todas as partes do País. Trata-se de uma possibilidade de fazer contato com investidores, além de ser uma forma de prestação de contas para a sociedade, já que é um investimento público que é feito nessas empresas”, pontua.
Inovação - No segundo dia do Trakto Show, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fapeal lançaram os editais Tecnova 3 e Startup NE, que visam fomentar o empreendedorismo inovador no Estado por meio de subvenção econômica.