Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TRAKTO SHOW

Como um evento local ajudou Alagoas a se tornar um celeiro de startups

5ª edição do Trakto Show celebra ecossistema de inovação e empreendedorismo e terá primeiro conferencista internacional, o escritor americano Tim Ash

Cada vez mais as startups representam progresso social e econômico para o mundo, promovendo transformações, resolvendo gargalos do mercado e do cotidiano da sociedade. Em Alagoas, isso não é diferente. O estado se tornou um grande celeiro desse tipo de negócio e algumas dessas empresas já se destacam no Brasil e no mundo. Para ir tão longe, no entanto, foi preciso derrubar barreiras e semear ideias.

Um desses negócios é a Trakto, a primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina. A empresa foi do sonho de Paulo Tenório, CEO e fundador da startup, para uma ferramenta com quase 1 milhão de usuários. Fundada em 2013, a Trakto acabou liderando a discussão sobre o ecossistema de inovação que vemos hoje em Alagoas.

Leia também

Recentemente, o empreendimento foi selecionado pelo Scale-Up, programa de aceleração da Endeavor que, pela primeira vez, elegeu startups fora do eixo Rio-São Paulo. De Alagoas, além da Trakto, o Scale-Up selecionou a Beeva, foodtech que combina ESG e tecnologia para inovar o mercado de mel e produtos derivados da apicultura.

Para Paulo Tenório, esses são apenas alguns dos resultados de um trabalho que começou anos atrás e envolveu muitas pessoas, ideias e desafios. “Antigamente estávamos isolados desse universo de inovação e empreendedorismo. O ambiente era outro, o mundo também era outro”, relata o empresário, se referindo ao caminho percorrido até que Alagoas se tornasse um terreno mais fértil para negócios como a Trakto, a Beeva e a Hand Talk - citando apenas algumas das grandes startups que prosperam no estado.

CEO e fundador da Trakto, Paulo Tenório diz que Alagoas tem potencial para a inovação
CEO e fundador da Trakto, Paulo Tenório diz que Alagoas tem potencial para a inovação | Foto: Divulgação

Hoje, Alagoas possui um Centro de Inovação, no Jaraguá, em Maceió. Um local que funciona 24 horas, sete dias por semana, e oferece suporte para empreendimentos locais. Além disso, o Sururu Valley, que faz referência ao Vale do Silício, mas com um toque regional, movimenta pessoas e entidades para manter a roda da inovação girando em Alagoas. Mas nem sempre foi assim.

Com a ideia de contribuir com esse ecossistema e colocar Alagoas no radar da inovação em todo o Brasil, Paulo Tenório deu início ao Trakto Show, evento que hoje é aguardado pelos players do mercado de tecnologia, inovação, empreendedorismo e marketing. A quinta edição ocorrerá entre os dias 18 e 20 de agosto, no Centro de Convenções de Maceió.

“Passamos um tempo dentro dos programas do Google, onde aprendi sobre a cultura do give back, que é você devolver para a sociedade aquilo que você aprendeu e conquistou. Foi a partir dessa ideia de retribuição que começou o Trakto Show, uma forma de pegarmos o que aprendemos e compartilharmos em um ambiente voltado para a inovação e para as ideias. Depois de passar por tantos programas de aceleração, no Vale do Silício e em diversos outros países, pensamos que era preciso ter um evento local que unisse a turma ao redor desse ecossistema empreendedor”, conta Paulo Tenório.

Nesta edição, o Trakto Show vai trabalhar com trilhas de conhecimento para potencializar negócios, reforçando seu DNA tech e promovendo espaços para aprendizado e networking. O evento se reposicionou para incluir ainda mais modelos de negócios.

Alagoas se tornou celeiro de startups e de inovação com polo tecnológico e ecossistema de apoio
Alagoas se tornou celeiro de startups e de inovação com polo tecnológico e ecossistema de apoio | Foto: Reprodução

Serão cinco palcos e arenas que operarão de forma simultânea, com temas específicos como metaverso, criatividade e design, negócios e inovação, sociedade, futuro, crescimento, entre outros. A expectativa é integrar conteúdo de alta qualidade para empresas e profissionais, inovações impactantes, negócios, tecnologia, arte, música e experiências surpreendentes para os mais de 6 mil participantes que são esperados para o evento.

“Ter um evento feito por uma startup ajuda outros empreendedores a se conectarem com o propósito que a gente tem. Se você prestar atenção, temos grandes empresas faturando centenas de milhões por ano em Alagoas, mas não existe essa cultura do give back. Não é uma crítica, é uma sugestão. Para que a gente pense a cidade, o estado, não de forma imediatista ou assistencialista, mas pense no papel social das empresas. Um evento, quando coloca um grande empresário em contato com esse ecossistema, faz ele perceber que pode fazer mais”, afirma Paulo Tenório, ao comentar a vocação das startups.

Ele conta que a Trakto, além do Trakto Show, investe em projetos de educação, presentes em diversas escolas do Brasil, que torna o material didático mais interessante para os estudantes.

“O que eu quero deixar como legado é que a gente consiga virar o principal destino de negócios do Nordeste. Para isso, será necessário construir um novo centro de convenções, para que a gente possa avançar. Alagoas vive um bom momento para as startups, mas é preciso lembrar que um ano, para quem trabalha com tecnologia, é uma década. Não podemos parar”, conclui o CEO da Trakto.

PALESTRANTE INTERNACIONAL CONFIRMADO

Considerado um dos 10 principais especialistas em Marketing Digital, Tim Ash foi confirmado como conferencista
Considerado um dos 10 principais especialistas em Marketing Digital, Tim Ash foi confirmado como conferencista | Foto: Divulgação

O Trakto Show contará com mais de 100 palestrantes, nomes como Gabriela Prioli, Cafu, Walter Longo, Renato Meirelles, Ed Gama, Antônio Tabet, Thiago Careca, Igor Faria, Raphael Falcão, André Patrocínio, Ronaldo Tenório, Valter Azevedo, Caco Barcellos e diversos outros grandes empreendedores nacionais. Há participantes de todos os estados do Nordeste e de dez estados brasileiros.

Além deles, Paulo Tenório adiantou que o especialista em neuromarketing e escritor norte-americano Tim Ash está confirmado na quinta edição do Trakto Show. Será a primeira vez que o evento recebe um conferencista internacional.

Tim Ash é considerado pela Forbes como um dos 10 principais especialistas em Marketing Digital e pela Entrepreneur Magazine como um influenciador de Marketing Online. Ele é uma das principais referências mundiais em otimização de conversão e é autor do livro “A mentira da racionalidade”.

Mais informações sobre o evento e sobre o ecossistema de startups em Alagoas podem ser encontradas no site: www.traktoshow.com.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas