WhatsApp Web ganha função para acelerar mensagens de áudio

A solução para longos áudios?

Depois de chegar à versão do app para iPhone, a função de acelerar áudio agora está sendo lançada no WhatsApp Web, permitindo ao usuário reproduzir mensagens de voz em velocidades diferentes. De acordo com o WABetaInfo, o recurso começou a ser liberado hoje (25).

Anunciada como solução para quem recebe longas gravações de áudio e sofre para ouvi-las até o final, a ferramenta traz três opções de velocidades. É possível acelerar a reprodução da gravação em 1,5x e em 2,0x, além de escutá-la na velocidade normal (1,0x), selecionando a alternativa desejada.

Os usuários da versão beta do WhatsApp para Android foram os primeiros a conhecer a novidade, liberada em abril. Já em relação às versões estáveis do app, a função chegou ao iOS, inicialmente, e agora está sendo lançada para o sistema operacional da Google, além da disponibilização no serviço utilizado pelo computador.

É válido destacar que o recurso também está disponível em outros serviços semelhantes. Um dos principais concorrentes do mensageiro pertencente ao Facebook, o Telegram oferece a aceleração de áudio desde 2018 em todas as suas versões, exceto na plataforma web do mensageiro.

Como ouvir áudio acelerado no WhatsApp Web

Mudar a velocidade de reprodução das mensagens de áudio no WhatsApp Web é algo que pode ser feito de maneira idêntica à alteração nos apps do serviço. Ao receber uma gravação sonora, o usuário verá o ícone da função no local onde tradicionalmente fica a foto de quem enviou o áudio.

Clicando no botão “play”, você escutará o som na velocidade normal, como era anteriormente, e verá o ícone “1,0x”, em destaque na tela. Ao pressionar o ícone uma vez, a reprodução será acelerada em 1,5x, enquanto um novo clique dobra a velocidade, fazendo aparecer a opção “2,0x”.

Na próxima vez que abrir uma mensagem de voz na versão web do WhatsApp, ela será executada na velocidade de reprodução escolhida por último. E caso queira alterá-la, basta clicar no ícone, como descrito acima, e selecionar a alternativa desejada para aquele momento.

Como a função está sendo lançada gradualmente para toda a base, alguns usuários não terão acesso imediato a ela.