Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

TikTok processa estado americano que baniu aplicativo

Após estado de Montana proibir uso do TikTok, empresa abriu processo alegando que medida é inconstitucional

A guerra entre o TikTok e autoridades nos Estados Unidos continua. A rede social de vídeos curtos abriu nesta segunda-feira (22/5) processo contra o estado de Montana, após o governo local aprovar uma lei que proibirá o aplicativo a partir do ano que vem.

No processo aberto nesta segunda-feira, o TikTok alega que a proibição é inconstitucional e fere a a primeira emenda da Constituição dos EUA, que garante liberdade de expressão em território americano.

Leia também

“Estamos desafiando a proibição inconstitucional do TikTok em Montana para proteger nossos negócios e as centenas de milhares de usuários do TikTok em Montana”, disse Brooke Oberwetter, porta-voz do TikTok, em um comunicado nesta segunda-feira.

A proibição do TikTok em Montana foi assinada dias atrás pelo governador Greg Gianforte, do Partido Republicano. Pelo texto, o banimento do app entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2024.

O TikTok, que pertence à empresa chinesa Bytedance, tem 150 milhões de usuários nos EUA e tem crescido principalmente entre os mais jovens. O app é centro de imbróglios no contexto da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

TikTok pode ser proibido nos EUA?

Se a proibição do TikTok for adiante em Montana, o app passa a ser ilegal no estado, incluindo multas a lojas de aplicativo que autorizarem seu download.

Um grupo de usuários do app já havia aberto uma ação separada contra a lei de Montana. O argumento dos usuários também é de que a lei que proíbe o TikTok viola a primeira emenda da Constituição americana.

O caso não se restringe a Montana, e pode abrir precedentes para o debate em todo o país.

O TikTok já teve seu uso proibido em aparelhos oficiais de funcionários públicos em mais de uma dezena de estados americanos, assim como em algumas universidades e órgãos militares.

Nos últimos anos, com o crescimento do TikTok, políticos nos EUA têm alegado que o uso do app implica risco à segurança nacional e que o TikTok pode ter de repassar informações de usuários americanos ao governo chinês em Pequim.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas