Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Saiba como transformar áudios do WhatsApp em textos

Mensageiro não tem recurso nativo, mas há ferramentas que podem fazer essa tarefa. O g1 listou três opções para quem pretende economizar tempo que seria usado para ouvir mensagens de voz

Sem tempo para ouvir os áudios intermináveis que te mandam no WhatsApp? Saiba que há formas de transcrever os áudios que você recebe no aplicativo. Apesar de o mensageiro não ter um recurso nativo, é possível recorrer a ferramentas de terceiros.

Pensando nisso, o g1 reuniu três opções que convertem áudios do WhatsApp em texto e um passo a passo de como usá-las. A lista inclui apps para Android e iPhone, além de um assistente que funciona no próprio aplicativo de mensagens.

Leia também

  • ViraTexto
  • Voiceguru
  • Transcriber

ViraTexto

O serviço "ViraTexto", da empresa Take Blip, oferece um chatbot que funciona como um contato dentro do WhatsApp. Ele recebe o áudio e consegue responder com outra mensagem transformada em texto.

A ferramenta faz a transcrição gratuitamente e aceita áudios de até 4 minutos. Ela está disponível apenas para mensagens de voz em português.

Segundo o diretor de pesquisa e inovação da Take Blip Milton Stiilpen, todos os dados recebidos pelo chatbot "são tratados de forma sigilosa e armazenados com segurança".

Por se tratar de uma ferramenta externa, alguns usuários podem ter preocupações sobre privacidade. A Take Blip informou que o "contato do ViraTexto no WhatsApp é uma conta verificada, ou seja, ele possui o selo verde que garante que esta é uma conta oficial".

A companhia afirmou que os dados são armazenados temporariamente, de acordo com a finalidade do uso e com as previsões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Veja como usar o ViraTexto:

  1. Adicione o número (31) 97228-0540 como contato no WhatsApp;
  2. Inicie uma conversa com o chatbot (pode ser por áudio ou texto);
  3. Leia atentamente os termos de uso do serviço;
  4. Para prosseguir, toque em "Concordo";
  5. Envie ou encaminhe áudios para receber a transcrição.

Voiceguru

O Voiceguru também usa inteligência artificial para conversão de áudios em textos e suporta mais de 120 idiomas, incluindo o português.

O processo é feito de forma automática e, segundo o Voiceguru, ninguém escuta ou manipula qualquer áudio.

"Todos os textos e áudios permanecem no seu celular, armazenados localmente e o Voiceguru, após a transcrição ou aceleração do áudio, não terá mais acesso a qualquer informação", informou a empresa.

O aplicativo está disponível em Android e iPhone com download gratuito e opções de assinaturas. Segundo o Voiceguru, a ferramenta é gratuita para pessoas com deficiência auditiva. Saiba como utilizar o aplicativo:

  1. Selecione uma mensagem de áudio na conversa de WhatsApp;
  2. Em seguida, selecione "Encaminhar";
  3. Selecione o idioma de transcrição e aguarde a transcrição.

Transcriber

O Transcriber para WhatsApp é gratuito para Android e faz a transcrição de conteúdos com até um minuto. Ele suporta vários idiomas, incluindo português.

Dependendo do tamanho do áudio, a conversão pode demorar alguns minutos. Quando o processo é finalizado, a transcrição será exibida em outra janela. O aplicativo permite que visualizar um histórico de mensagens de voz que foram transformadas em texto.

O aplicativo faz as transcrições por meio do Wit.ai, um serviço do Facebook, mostra anúncios e oferece recursos pagos. Veja como usá-lo:

  1. Selecione uma mensagem de áudio na conversa de WhatsApp;
  2. Toque nos três pontinhos;
  3. Escolha a opção "Compartilhar";
  4. Selecione o "Transcriber" na lista;
  5. Selecione "Transcrever" e toque em "OK".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas