Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

Programa de conexão no espaço vai transmitir internet via raio laser

Velocidade é de 1,8 Gbps e transmissões de até 50 Terabyte por dia. 'SpaceDataHighway é o equivalente à fibra óptica no espaço', diz executivo

A Agência Espacial Europeia (ESA) e o grupo Airbus Defence and Space lançarão na próxima quinta-feira (28) o programa de conectividade SpaceDataHighway, que poderá atingir altas velocidades de internet por enviar dados por meio de raios laser pelo espaço. As taxas podem chegar a 1,8 Gigabyte por segundo (Gbps).

O programa recebeu investimento de ? 500 milhões (o equivalente a R$ 2,27 bilhões). Ele será oficialmente inaugurado assim quando o satélite EDRS-A entrar em órbita. Ele será lançado da base russa de Baikonour, em território cazaque, a bordo de um foguete Proton.

Leia também

Com o programa, será possível transmitir do espaço para a Terra imagens, vídeos e dados captados por sensores de satélites de observação da Terra, drones, aviões de vigilância e da Estação Espacial Internacional (ISS), informou a ESA em comunicado.

Dada a posição orbital do satélite, o envio pode atingir até 50 terabytes quase em tempo real de dados à Terra por dia. Isso é um avanço, pois, atualmente, a demora chega a três ou quatro horas.

"SpaceDataHighway é o equivalente à fibra óptica no espaço. Revolucionará as comunicações de satélites e veículos aéreos não tripulados ("vants" ou drones) e contribuirá para que a indústria espacial europeia se mantenha na vanguarda dos serviços tecnológicos e inovadores", declarou o diretor de Comunicações, Inteligência e Segurança de Airbus Defence and Space, Evert Dudok.

O primeiro satélite será operado pela Eutesat e dará cobertura à Europa, África, América Latina, Oriente Médio e a costa nordeste dos Estados Unidos. Já o segundo será enviado ao espaço em 2017 para garantir redundância e ampliar a cobertura.

A previsão é que um terceiro módulo vá ao espaço a partir de 2020 para ampliar a cobertura global. O primeiro cliente do programa será a Comissão Europeia, braço da União Europeia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas