Lançado oficialmente no dia 27 de outubro de 2009, o League of Legends chegou, recentemente, à sua 11ª temporada. Desde o seu primeiro dia online, o MOBA da Riot Games passou por inúmeras mudanças — atualizações visuais, reformulação de clients, mapa, runas e itens, além de mais de 100 novos personagens desde sua criação. Com tantas informações, o ge preparou um guia básico com tudo que você precisa saber sobre o game.
Mapas
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O League of Legends possui alguns mapas, como o do ARAM e o do extinto Twisted Treeline, porém, o principal mapa do jogo é Summoner’s Rift – local em que as partidas ranqueadas e os torneios competitivos acontecem.
Em Summoner’s Rift, os lados são espelhados, ou seja, em geral, os dois times possuem os mesmos terrenos, cada um sob seu território, e disputam por três objetivos em comum no mapa – os Dragões, os Arautos e os Barões, que não possuem à um time em específico, mas são objetos de desejo de ambos.
A meta final de cada equipe é o Nexus da base adversária: o primeiro time a conseguir destruí-lo será o vencedor da partida.
Dragões, Arauto e Barão
Entre os objetivos, o mais cobiçado é o Barão, pois concede um efeito passivo de destruição de estruturas aos jogadores da equipe que o derrotou. O Arauto também serve para destruir estruturas, porém funciona de forma diferente: depois de invocado pelo time que o derrotou, o Arauto do Vale desperta e “cabeceia” a torre inimiga, reduzindo sua vida/durabilidade.
Entre os Dragões, cada um deles representa um elemento e possui um efeito diferente. São eles:
Dragão Infernal: fornece um aumento percentual de dano de ataque e poder de habilidade.
Dragão das Nuvens: fornece redução do tempo de recarga para sua habilidade ultimate.
Dragão do Oceano: regenera um percentual de vida perdida a cada segundo.
Dragão da Montanha: ganha um aumento percentual de armadura e resistência mágica.
Dragão Ancião: executa inimigos com vida baixa após um ataque.
Posições no LoL
No LoL, os cinco personagens são dispostos em posições e funções distintas entre si. São elas: topo, selva, meio, atirador e suporte.
Topo
Posição considerada, na maioria das vezes, como a de menor atenção por ser mais isolada do restante do mapa e das principais ações do jogo. Nessa posição é bem comum que estejam os campeões tanques, que suportam toneladas de dano para fazer a linha de frente de seus companheiros carregadores.
Caçador/Selva
O Caçador é responsável por fazer o jogo rodar. É como se ele fosse a engrenagem de todo time. Por transitar entre as rotas — veja no mapa que existem duas Selvas, a de cima e a de baixo, que sempre dão acesso a dois locais do mapa —, o Caçador (ou Jungler) “ajuda” os aliados no que eles precisarem, seja comprando uma luta, surpreendendo o inimigo na rota, ou conquistando e negando visão para o time adversário.
Meio
Na posição mais “privilegiada” do jogo, o campeão da rota do meio é bem flexível, podendo ser um assassino para dizimar adversários, magos controladores com danos explosivos, ou até mesmo campeões utilitários. Por estar no meio do mapa, o jogador do meio tem acesso rápido à Selva e às rotas mais afastadas, podendo ajudar aliados ou atrapalhar adversários com sua movimentação pelo mapa.
Atirador
Um dos integrantes da rota inferior, o Atirador é responsável por causar a maior parte do dano do seu time, porém, é muito frágil e precisa de ajuda para se manter vivo durante as lutas.
Suporte
Como o próprio nome sugere, o Suporte é quem ajuda o Atirador no começo de jogo na rota inferior, protegendo-o dos adversários e forçando pequenas lutas durante a fase de rotas.
Personagens
O League of Legends possui, atualmente, 156 campeões. Cada um deles com, pelo menos, cinco habilidades diferente, e que podem, na maioria dos casos, ser escolhidos em qualquer posição do jogo – no entanto, existem personagens indicados para cada rota. Entre os mais “queridinhos” da comunidade mundial estão, disparados, Lee Sin, Lux, Yasuo e Zed.
Com características diferentes, os personagens do LoL podem ser classificados em seis tipos:
Assassinos
Atiradores
Lutadores
Magos
Suportes
Tanques
Skins
Objeto de desejo de todo jogador de League of Legends, as skins são as “vestimentas” de cada personagem e que podem adicionar elementos visuais a cada campeão. As skins também são separadas por níveis: são seis tipos de skins, que podem ser compradas diretamente na loja do jogo ou obtidas através de orbes e baús gratuitos oferecidos em eventos.
Skins comuns
Skins Legado
Skins Épicas
Skins Lendárias
Skins Míticas
Skins Ultimate
Runas e feitiços
Escolhida durante a Seleção de Campeões, as runas determinam quais características ou pontos serão "melhorados" em um campeão. Ou seja, funcionam como status adicionais que podem ser dos mais variados possíveis e possibilitam diferentes estilos de jogo com o mesmo personagem — no entanto, cada runa possui melhor sinergia com determinados campeões e determinadas características. Atualmente, as runas do League of Legends são separadas em cinco “classes”:
Precisão
Dominação
Feitiçaria
Determinação
Inspiração
Também escolhidos durante a fase de Seleção de Campeões, os Feitiços de Invocador são habilidades pré-selecionadas por cada jogador que servem para auxiliá-lo durante o jogo. Todo jogador deve escolher dois feitiços antes da partida começar e cada um possui uma finalidade – durante o jogo, após utilizá-lo, o feitiço entra em tempo de recarga até ser liberado para utilização novamente.
Barreira: protege seu campeão contra 115-455 de dano (dependendo do nível) por 2 segundos.
Clareza: restaura 50% da mana máxima do seu campeão e 25% da mana máxima de seus aliados.
Curar: cura 90-345 de Vida (dependendo do nível) do conjurador e o campeão aliado mais próximo do cursor do conjurador, remove efeitos de redução de cura e aumenta a velocidade de movimento dos campeões atingidos em 30% durante 1 segundos.
Exaustão: reduz a velocidade de movimento e de ataque do campeão inimigo em 65% e o dano causado em 40% durante 2.5 segundos.
Fantasma: concede um máximo de 28% a 45% de velocidade de movimento (dependendo do nível) após acelerar por 2 segundos e permite negar colisão com unidades durante 10 segundos.
Flash: teletransporta seu campeão para uma área próxima.
Golpear: causa de 390 a 1000 de dano verdadeiro (dependendo do nível) na unidade alvo, exceto aliados e campeões inimigos. Restaura Vida com base na sua Vida máxima quando usado contra um monstro
Incendiar: causa 70-410 (dependendo do nível) de dano verdadeiro, lhe concede visão do alvo e diminui a cura recebida em 50% ao longo 5 segundos.
Purificar: remove todos os desarmes (excluindo supressão) e diminui a duração deles em 65% pelos próximos 3 segundos.
Teleporte: após 4 segundos, teleporta o campeão para a tropa, sentinela ou estrutura aliada escolhida.
Itens
No League of Legends, a itemização é o “motor” do Campeão. Quanto mais itens tiver, mais forte seu personagem estará. Ainda que intuitivo, os itens possuem características específicas e cada campeão se adapta melhor a determinados tipos – magos clamam por itens de Mana e Poder de Habilidade, já os tanques preferem itens de Vida, Armadura e Resistência Mágica, por exemplo.
Os itens podem ser divididos em quatro grandes grupos: Dano, Proteção, Regeneração e Movimentação.
Dano
Dano de Ataque
Acerto Crítico
Velocidade de ataque
Efeitos ao contato
Penetração de armadura
Poder de Habilidade
Penetração Mágica
Proteção e Regeneração
Armadura
Resistência Mágica
Mana e regeneração
Vida e regeneração
Movimento
Aceleração de Habilidade
Aceleração de Movimento
Roubo de vida e vampirismo
Atualizações quinzenais
Um dos jogos mais versáteis do mainstream, o League of Legends recebe uma atualização a cada duas semanas. Essa atualização, conhecida também como Patch Notes, serve para equilibrar personagens, posições, itens e runas que estão fora da curva, tanto para o lado positivo, com algo que esteja muito forte, quanto para o lado negativo, com algo que esteja muito fraco.
Logo, se manter por dentro das atualizações, do que está fraco ou forte, do que mudou de um patch para o outro, pode ser determinante para um melhor desempenho.