Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > TECNOLOGIA E GAMES

LoL: skins, runas, personagens; o que é e tudo sobre o MOBA da Riot

Confira um guia completo sobre um dos jogos mais populares do mundo

Lançado oficialmente no dia 27 de outubro de 2009, o League of Legends chegou, recentemente, à sua 11ª temporada. Desde o seu primeiro dia online, o MOBA da Riot Games passou por inúmeras mudanças — atualizações visuais, reformulação de clients, mapa, runas e itens, além de mais de 100 novos personagens desde sua criação. Com tantas informações, o ge preparou um guia básico com tudo que você precisa saber sobre o game.

Mapas

Leia também

O League of Legends possui alguns mapas, como o do ARAM e o do extinto Twisted Treeline, porém, o principal mapa do jogo é Summoner’s Rift – local em que as partidas ranqueadas e os torneios competitivos acontecem.

Em Summoner’s Rift, os lados são espelhados, ou seja, em geral, os dois times possuem os mesmos terrenos, cada um sob seu território, e disputam por três objetivos em comum no mapa – os Dragões, os Arautos e os Barões, que não possuem à um time em específico, mas são objetos de desejo de ambos.

A meta final de cada equipe é o Nexus da base adversária: o primeiro time a conseguir destruí-lo será o vencedor da partida.

Dragões, Arauto e Barão

Entre os objetivos, o mais cobiçado é o Barão, pois concede um efeito passivo de destruição de estruturas aos jogadores da equipe que o derrotou. O Arauto também serve para destruir estruturas, porém funciona de forma diferente: depois de invocado pelo time que o derrotou, o Arauto do Vale desperta e “cabeceia” a torre inimiga, reduzindo sua vida/durabilidade.

Entre os Dragões, cada um deles representa um elemento e possui um efeito diferente. São eles:

Dragão Infernal: fornece um aumento percentual de dano de ataque e poder de habilidade.

Dragão das Nuvens: fornece redução do tempo de recarga para sua habilidade ultimate.

Dragão do Oceano: regenera um percentual de vida perdida a cada segundo.

Dragão da Montanha: ganha um aumento percentual de armadura e resistência mágica.

Dragão Ancião: executa inimigos com vida baixa após um ataque.

Posições no LoL

No LoL, os cinco personagens são dispostos em posições e funções distintas entre si. São elas: topo, selva, meio, atirador e suporte.

Topo

Posição considerada, na maioria das vezes, como a de menor atenção por ser mais isolada do restante do mapa e das principais ações do jogo. Nessa posição é bem comum que estejam os campeões tanques, que suportam toneladas de dano para fazer a linha de frente de seus companheiros carregadores.

Caçador/Selva

O Caçador é responsável por fazer o jogo rodar. É como se ele fosse a engrenagem de todo time. Por transitar entre as rotas — veja no mapa que existem duas Selvas, a de cima e a de baixo, que sempre dão acesso a dois locais do mapa —, o Caçador (ou Jungler) “ajuda” os aliados no que eles precisarem, seja comprando uma luta, surpreendendo o inimigo na rota, ou conquistando e negando visão para o time adversário.

Meio

Na posição mais “privilegiada” do jogo, o campeão da rota do meio é bem flexível, podendo ser um assassino para dizimar adversários, magos controladores com danos explosivos, ou até mesmo campeões utilitários. Por estar no meio do mapa, o jogador do meio tem acesso rápido à Selva e às rotas mais afastadas, podendo ajudar aliados ou atrapalhar adversários com sua movimentação pelo mapa.

Atirador

Um dos integrantes da rota inferior, o Atirador é responsável por causar a maior parte do dano do seu time, porém, é muito frágil e precisa de ajuda para se manter vivo durante as lutas.

Suporte

Como o próprio nome sugere, o Suporte é quem ajuda o Atirador no começo de jogo na rota inferior, protegendo-o dos adversários e forçando pequenas lutas durante a fase de rotas.

Personagens

O League of Legends possui, atualmente, 156 campeões. Cada um deles com, pelo menos, cinco habilidades diferente, e que podem, na maioria dos casos, ser escolhidos em qualquer posição do jogo – no entanto, existem personagens indicados para cada rota. Entre os mais “queridinhos” da comunidade mundial estão, disparados, Lee Sin, Lux, Yasuo e Zed.

Com características diferentes, os personagens do LoL podem ser classificados em seis tipos:

Assassinos

Atiradores

Lutadores

Magos

Suportes

Tanques

Skins

Objeto de desejo de todo jogador de League of Legends, as skins são as “vestimentas” de cada personagem e que podem adicionar elementos visuais a cada campeão. As skins também são separadas por níveis: são seis tipos de skins, que podem ser compradas diretamente na loja do jogo ou obtidas através de orbes e baús gratuitos oferecidos em eventos.

Skins comuns

Skins Legado

Skins Épicas

Skins Lendárias

Skins Míticas

Skins Ultimate

Runas e feitiços

Escolhida durante a Seleção de Campeões, as runas determinam quais características ou pontos serão "melhorados" em um campeão. Ou seja, funcionam como status adicionais que podem ser dos mais variados possíveis e possibilitam diferentes estilos de jogo com o mesmo personagem — no entanto, cada runa possui melhor sinergia com determinados campeões e determinadas características. Atualmente, as runas do League of Legends são separadas em cinco “classes”:

Precisão

Dominação

Feitiçaria

Determinação

Inspiração

Também escolhidos durante a fase de Seleção de Campeões, os Feitiços de Invocador são habilidades pré-selecionadas por cada jogador que servem para auxiliá-lo durante o jogo. Todo jogador deve escolher dois feitiços antes da partida começar e cada um possui uma finalidade – durante o jogo, após utilizá-lo, o feitiço entra em tempo de recarga até ser liberado para utilização novamente.

Barreira: protege seu campeão contra 115-455 de dano (dependendo do nível) por 2 segundos.

Clareza: restaura 50% da mana máxima do seu campeão e 25% da mana máxima de seus aliados.

Curar: cura 90-345 de Vida (dependendo do nível) do conjurador e o campeão aliado mais próximo do cursor do conjurador, remove efeitos de redução de cura e aumenta a velocidade de movimento dos campeões atingidos em 30% durante 1 segundos.

Exaustão: reduz a velocidade de movimento e de ataque do campeão inimigo em 65% e o dano causado em 40% durante 2.5 segundos.

Fantasma: concede um máximo de 28% a 45% de velocidade de movimento (dependendo do nível) após acelerar por 2 segundos e permite negar colisão com unidades durante 10 segundos.

Flash: teletransporta seu campeão para uma área próxima.

Golpear: causa de 390 a 1000 de dano verdadeiro (dependendo do nível) na unidade alvo, exceto aliados e campeões inimigos. Restaura Vida com base na sua Vida máxima quando usado contra um monstro

Incendiar: causa 70-410 (dependendo do nível) de dano verdadeiro, lhe concede visão do alvo e diminui a cura recebida em 50% ao longo 5 segundos.

Purificar: remove todos os desarmes (excluindo supressão) e diminui a duração deles em 65% pelos próximos 3 segundos.

Teleporte: após 4 segundos, teleporta o campeão para a tropa, sentinela ou estrutura aliada escolhida.

Itens

No League of Legends, a itemização é o “motor” do Campeão. Quanto mais itens tiver, mais forte seu personagem estará. Ainda que intuitivo, os itens possuem características específicas e cada campeão se adapta melhor a determinados tipos – magos clamam por itens de Mana e Poder de Habilidade, já os tanques preferem itens de Vida, Armadura e Resistência Mágica, por exemplo.

Os itens podem ser divididos em quatro grandes grupos: Dano, Proteção, Regeneração e Movimentação.

Dano

Dano de Ataque

Acerto Crítico

Velocidade de ataque

Efeitos ao contato

Penetração de armadura

Poder de Habilidade

Penetração Mágica

Proteção e Regeneração

Armadura

Resistência Mágica

Mana e regeneração

Vida e regeneração

Movimento

Aceleração de Habilidade

Aceleração de Movimento

Roubo de vida e vampirismo

Atualizações quinzenais

Um dos jogos mais versáteis do mainstream, o League of Legends recebe uma atualização a cada duas semanas. Essa atualização, conhecida também como Patch Notes, serve para equilibrar personagens, posições, itens e runas que estão fora da curva, tanto para o lado positivo, com algo que esteja muito forte, quanto para o lado negativo, com algo que esteja muito fraco.

Logo, se manter por dentro das atualizações, do que está fraco ou forte, do que mudou de um patch para o outro, pode ser determinante para um melhor desempenho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas